08/02/2021 - 5ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/02/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / FREDERICO D'AVILA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Reforça o seu apoio à abertura das escolas e a volta às aulas presenciais, que se iniciaram hoje na rede estadual. Exibe apresentação sobre o assunto. Considera a Educação como um serviço essencial à Nação. Informa que, apesar da reclassificação para a fase amarela da pandemia, as escolas começarão com 35% de sua capacidade. Responde dúvidas sobre o assunto. Destaca campanhas de médicos e pais em prol da volta às aulas. Discorre sobre as alegações de sindicatos de professores para impedir o retorno das escolas. Lamenta a enorme evasão escolar durante a pandemia.
3 -  DOUGLAS GARCIA
Comenta requerimento de informação, enviado para a Fapesp, a respeito de gastos da entidade, considerados supérfluos pelo deputado. Lamenta que, em plena pandemia e com a situação econômica ruim do País, a Fapesp tenha gastado dinheiro com temas, os quais considera absurdos. Lê temas de pesquisas, em documento oficial enviado pela Fapesp, em resposta ao seu requerimento. Afirma que irá questionar o responsável pela aprovação destas pesquisas. Informa que protocolou projeto de lei, proibindo a distribuição de dinheiro público para os diversos assuntos listados. Esclarece que este dinheiro deveria socorrer a população do Estado.
4 -  FREDERICO D'AVILA
Faz coro ao discurso do deputado Douglas Garcia. Comenta entrevista, do jornal "Valor Econômico", com o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. Lê trechos da entrevista. Discorre sobre a criação do partido Democratas. Pede que o partido volte a ser o antigo PFL.
5 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência.
6 -  CORONEL TELHADA
Informa ser comemorado em 08/02 o Dia do Quadro do Magistério do Exército. Afirma que as entidades militares são as que mais investem em instrução. Comenta ocorrência policial militar, na qual uma criança foi salva pela Polícia Militar, que impediu a mesma de morrer engasgada. Parabeniza os cabos responsáveis. Ressalta que a PM salva inúmeras vidas diariamente. Cita o resgate de criança, também pela Polícia Militar, que era mantida pela mãe amarrada em casa com fios. Destaca a falta de apoio do governo estadual e a falta de cumprimento de suas promessas.
7 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
8 -  JANAINA PASCHOAL
Agradece os participantes da audiência pública sobre métodos contraceptivos. Considera o debate importante para que seja reavaliada a legislação. Discorre sobre o trabalho do parlamentar nesta Casa. Esclarece o porquê de não conseguir agendar reunião com todos aqueles que a procuram em seu gabinete. Cita alguns dos temas que já defende nesta Casa. Pede que os deputados não votem no candidato do governo para a Presidência desta Casa, que, de acordo com a deputada, necessita de mais autonomia e independência. Comenta sobre a possibilidade de criação de uma chapa alternativa com chances de vitória nesta eleição.
9 -  FREDERICO D'AVILA
Comenta publicação do deputado Ricardo Barros no Twitter. Afirma que a Anvisa atrapalha o desenvolvimento das tecnologias no País. Menciona matéria do cientista Carlos Nobre sobre a Amazônia. Pede que o jornal "Valor Econômico" disponibilize o mesmo espaço para especialistas de outras universidades. Cumprimenta o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, pela entrevista ao jornal "Valor Econômico" sobre reformas e medidas necessárias para o País. Defende o direito de defesa dos cidadãos. Demonstra sua alegria com a eleição do presidente da Câmara e do Senado, por estarem comprometidos com as mudanças que o País necessita.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre sua visita às escolas da rede estadual de ensino, apoiando a greve sanitária. Informa que o lema da greve é: "Escola fechada, vida preservada". Considera a situação grave. Afirma que não há condição estrutural para a volta às aulas. Lamenta que a situação não seja mostrada pela imprensa. Critica o governador por ordenar que as reuniões de planejamento dos professores sejam presenciais. Diz que, neste processo, muitos professores foram contaminados. Cita escolas que tiveram a volta às aulas cancelada em razão de casos de Covid-19. Lamenta o aumento do contágio e de morte no Estado.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp