01/03/2021 - 20ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/03/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / FREDERICO D'AVILA / GIL DINIZ / CARLOS CEZAR

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  FREDERICO D'AVILA
Discorre sobre reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com prefeitos do sudoeste paulista, para tratar do programa Lixão Zero. Agradece ao coronel Nyakas pela liberação da ponte entre os municípios de Buri e Paranapanema. Tece críticas ao governador João Doria. Comenta sua resposta ao "G1", a respeito do uso de máscara na tribuna.
3 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Parabeniza o deputado Frederico d'Avila pelo trabalho. Afirma que também fora questionado sobre o uso de máscara no plenário. Critica a Rede Globo de Televisão.
4 -  MAJOR MECCA
Defende o combate aos pancadões, no estado. Considera que as ações não devem ser de responsabilidade exclusiva da Polícia Militar. Comenta os chamados por perturbação da ordem registrados no final de semana. Alega que os agentes são agredidos durante as operações. Pede prisão preventiva dos organizadores das festas, que são marcadas pelas redes sociais. Discorre sobre a prisão e a liberação de MC em pancadão na zona leste.
5 -  FREDERICO D'AVILA
Assume a Presidência.
6 -  CORONEL TELHADA
Informa os municípios aniversariantes do final de semana. Comenta a possível morte do policial penal, Tiago Daquana, em carro incendiado em Guarulhos. Endossa o discurso do deputado Major Mecca sobre os pancadões. Critica as medidas do governador João Doria que impedem agentes de entrarem em comunidades após as mortes, durante evento em Paraisópolis, em 2019. Repudia a liberação do MC Salvador da Rima após desacato aos policiais. Considera a imprensa tendenciosa em casos de operações policiais. Afirma que a Secretaria de Segurança Pública não defende sua tropa.
7 -  JANAINA PASCHOAL
Esclarece os motivos que a levaram a ser candidata a líder de bancada pelo PSL. Comenta a expulsão, do partido, de colegas bolsonaristas após a candidatura. Afirma que, em contato com os líderes da sigla, fora informada de que as expulsões não estão relacionadas às críticas ao governador João Doria. Lembra que a bancada de Brasília continua a mesma. Garante que não está alinhada com as pautas do governo estadual ou com as do presidente Jair Bolsonaro. Discorre sobre as candidaturas de 2022.
8 -  GIL DINIZ
Comenta a publicação de decreto do governador considerando as atividades religiosas serviço essencial após veto ao seu projeto com o mesmo tema, o que considera retaliação política. Critica o fechamento das igrejas durante a pandemia. Discorre sobre o trabalho social feito pelas entidades. Agradece à Frente Parlamentar Evangélica pelo apoio. Elogia o trabalho de líderes religiosos. Considera as igrejas mais seguras do que os pancadões.
9 -  CARLOS CEZAR
Comemora a publicação do decreto que reconhece as igrejas e templos como atividade essencial. Informa que o governador se comprometeu a enviar um projeto sobre o assunto. Considera o fechamento das entidades impedimento de exercer a fé. Cumprimenta os líderes da igreja evangélica. Agradece o apoio de deputados estaduais e federais. Tece considerações sobre o papel da igreja durante a pandemia de gripe espanhola e grande depressão em 1929.
10 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
11 -  CORONEL TELHADA
Celebra a publicação do decreto que reconhece as atividades religiosas um serviço essencial. Comenta a fundação da congregação que faz parte. Reflete sobre o atendimento material e espiritual das igrejas. Pede por mais reconhecimento ao serviço religioso. Tece críticas ao governador João Doria.
12 -  FREDERICO D'AVILA
Faz eco aos discursos anteriores. Afirma que as igrejas são mais seguras do que os pancadões. Parabeniza a Frente Parlamentar Evangélica. Considera que o direito à fé está sendo extinto. Cita incêndios a igrejas no Chile. Alega normalização da supressão do direito de manifestação religiosa. Lembra a celebração da Festa de Purim, na semana passada.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  FREDERICO D'AVILA
Tece críticas ao governador João Doria.
14 -  MAJOR MECCA
Discorre a respeito de condolências prestadas à família de policial militar assassinado na zona leste da capital. Afirma que o governo estadual trata policiais e suas famílias com descaso. Critica veto ao PL 701/19, que prevê o adiantamento de parte da indenização para as famílias de policiais mortos em serviço. Tece críticas ao governador João Doria. Pede pelo impeachment da autoridade.
15 -  CARLOS CEZAR
Assume a Presidência.
16 -  GIL DINIZ
Comenta veto ao PL 701/19. Menciona precariedade na estrutura de distrito policial na zona leste de São Paulo. Comenta ação policial de prisão do MC Salvador da Rima. Solicita ao comandante-geral da Polícia Militar que defenda os seus agentes. Tece críticas ao governo estadual. Relata caso de entregador vítima de roubo de motocicleta, na zona leste de São Paulo. Afirma que seu mandato está à disposição dos agentes de Segurança Pública (aparteado pelo deputado Frederico d'Avila).
17 -  GIL DINIZ
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE CARLOS CEZAR
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 02/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp