23/09/2021 - 35ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/09/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / MAJOR MECCA / GIL DINIZ

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término desta sessão.
2 -  CORONEL NISHIKAWA
Critica pronunciamento do secretário de Justiça a respeito dos salários dos agentes de Segurança Pública. Lamenta os baixos salários da categoria no estado de São Paulo.
3 -  MAJOR MECCA
Assume a Presidência.
4 -  CORONEL TELHADA
Exibe vídeos de entrevistas de João Doria, sobre Segurança Pública. Diz que o mesmo fez promessas vazias aos policiais militares. Afirma que o governador estadual protege criminosos. Lamenta dificuldades financeiras enfrentadas por muitos policiais. Comenta realização da Operação Floresta Amiga. Menciona datas comemorativas do dia.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Denuncia o fechamento de salas e turnos em diversas escolas do Estado. Cita o fechamento de salas na Escola Estadual Reverendo Denoel Nicodemo Eller, em Taboão da Serra. Afirma que acionará o Ministério Público contra essas decisões.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Registra a presença do deputado do PSDB, Laerte Gomes, de Rondônia.
8 -  JANAINA PASCHOAL
Cumprimenta o deputado Laerte Gomes. Lamenta ter perdido emenda impositiva enviada à cidade de São Pedro, com a finalidade de construir um poço artesiano. Questiona métodos de envio de emendas impositivas.
9 -  GIL DINIZ
Menciona ter sido policial militar temporário. Endossa o pronunciamento da deputada Janaina Paschoal. Ressalta as dificuldades de se conseguir a aprovação de emendas impositivas. Exibe vídeo de desenho em parede de escola municipal, desrespeitando uma religião. Solicita que a diretora da escola citada tome as devidas providências.
10 -  PROFESSORA BEBEL
Lamenta a desvalorização do funcionalismo público. Destaca a importância da presença da população no plenário. Afirma que a concessão de promoção por mérito não possui critérios. Mostra-se contrária ao PLC 26/21. Tece críticas ao governo estadual. Menciona a não convocação dos aprovados no concurso público do Detran.
11 -  MAJOR MECCA
Solicita aos senadores da República que revejam a "quarentena eleitoral" imposta aos agentes de Segurança Pública. Parabeniza o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, por ter condecorado diversos policiais por ato de bravura. Lamenta que os policiais do estado de São Paulo não recebam o mesmo tratamento. Menciona a precarização do trabalho dos policiais no Estado.
12 -  TENENTE COIMBRA
Relata proibição da temporada de cruzeiros no País. Diz que a retomada da economia será afetada negativamente. Solicita o apoio dos demais deputados contra essa proibição.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
14 -  CORONEL TELHADA
Endossa o discurso da deputada Janaina Paschoal a respeito do cumprimento de emendas parlamentares. Pede mais respeito aos mandatos. Exibe vídeos de entrevistas do governador durante a campanha e após a eleição. Tece críticas às punições dadas aos policiais militares envolvidos em ocorrências. Comenta a promoção por bravura dos agentes envolvidos no caso Lázaro, em Goiás. Pede pela valorização da força. Critica o envio do PLC 26/21.
15 -  MAJOR MECCA
Para comunicação, afirma que as emendas parlamentares são liberadas de forma desigual. Discorre sobre os salários e as condições de trabalho dos policiais militares
16 -  CARLOS GIANNAZI
Critica a publicação da portaria que permite transferência compulsória dos servidores da Fundação Casa. Afirma que irá tomar providências. Repudia os projetos de reforma administrativa apresentados pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Pede a rejeição do texto na Câmara Municipal. Sugere a cobrança da dívida ativa do município.
17 -  PRESIDENTE GIL DINIZ
Cumprimenta os funcionários da Fundação Casa.
18 -  MAJOR MECCA
Para comunicação, critica o PLC 26/21. Considera o texto prejudicial aos servidores do estado. Defende o PDL 22/20, que revoga os descontos em salários de aposentados e pensionistas. Pede o impeachment do governador.
19 -  JANAINA PASCHOAL
Relata o recebimento de e-mails com reclamações sobre a qualidade do atendimento do Iamspe. Afirma que o coordenador da entidade será ouvido nesta Casa. Tece críticas ao passaporte de vacinação. Defende o direito de escolha na vacinação. Sugere elaboração de texto único copilando os projetos que proíbem o pedido de certificado de vacinação para acesso a locais públicos e privados. Agradece ao Dr. João Paulo Lotufo pelo envio do livro "Os 12 passos para evitar a armadilha dos vícios". Parabeniza o pediatra pelo trabalho.
20 -  MAJOR MECCA
Assume a Presidência.
21 -  GIL DINIZ
Demonstra apoio ao trabalho do Dr. João Paulo Lotufo. Elogia os policiais militares envolvidos no Proerd. Pede mais incentivo aos agentes. Repudia o projeto que cria passaporte sanitário para acesso ao plenário. Critica a solicitação de comprovante de vacinação para circulação em prédios públicos e privados. Discorre sobre a procedência das vacinas. Cita casos de infecção por Covid-19 após a vacinação. Considera que a decisão de tomar o imunizante é individual.
22 -  JANAINA PASCHOAL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
23 -  PRESIDENTE MAJOR MECCA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 24/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a realizar-se hoje, às 19h. Levanta a sessão.
alesp