01/10/2021 - 40ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/10/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : EDNA MACEDO / JANAINA PASCHOAL / GIL DINIZ

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, dá boas-vindas ao Tenente Jesuel, vereador de Pinhalzinho, presente na Casa.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Afirma que realização de evento da Secretaria da Educação, que contou com a participação de diretores de escolas estaduais, é criminosa, pois promoveu aglomeração. Exibe vídeo do evento citado. Diz que o ato pode contribuir para a disseminação do coronavírus na cidade de Serra Negra, onde foi realizado.
4 -  JANAINA PASCHOAL
Declara estar trabalhando em projeto coletivo contra a instauração do "passaporte de vacinação". Convida os demais deputados para subscreverem o projeto citado. Discorre sobre a situação do "passaporte de vacinação" no estado do Rio de Janeiro. Mostra-se contrária à instauração de CPI que pretende averiguar a atuação da Prevent Senior durante a pandemia.
5 -  CORONEL TELHADA
Menciona a comemoração do Outubro Rosa, que realiza conscientização a respeito do câncer de mama. Critica campanha do governo estadual, que afirma terem sido zerados os impostos sobre medicamentos. Menciona aniversário de 143 anos do bairro do Bixiga. Lamenta morte de policial vítima de um acidente de trânsito, em Pernambuco. Exibe imagens de apreensão, pela Polícia Militar, de grandes quantidades de dinheiro, em Presidente Prudente. Exalta a honestidade dos agentes de Segurança Pública. Lamenta os baixos salários dos mesmos. Afirma que a população não valoriza o trabalho desses agentes.
6 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência. Dá boas-vindas às advogadas Raquel Maria de Jesus e Karine Piske, presentes na Casa.
7 -  EDNA MACEDO
Lamenta a aprovação da reforma da Previdência e do PL 529/20. Mostra-se contrária à aprovação do PLC 26/21. Defende o funcionalismo público.
8 -  GIL DINIZ
Relata que, após as suas denúncias, a liderança do Patriota nesta Casa se encontra aberta no dia de hoje. Acusa o deputado Arthur do Val de não comparecer aos trabalhos desta Casa. Convida-o para debate. Discorre a respeito de comemoração do dia da independência de Taiwan. Relata manifestação de funcionários da Prevent Senior, favoráveis à empresa. Exalta os trabalhos da mesma. Solidariza-se com Otávio Fakhoury, que prestou depoimento à CPI da Covid. Mostra-se contrário à instauração de CPI que pretende investigar a atuação da Prevent Senior durante a pandemia.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Diz ter feito requerimento de convocação ao secretário estadual de Cultura, para receber esclarecimentos a respeito de possível falta de verbas para o Conservatório de Tatuí. Questiona o fato, tendo em vista o aumento do orçamento estadual para 2022. Acusa o prefeito de São Paulo de retirar direitos dos idosos. Considera hipócrita a participação da autoridade em comemoração do Dia do Idoso.
10 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência. Endossa a fala do deputado Carlos Giannazi a respeito do Conservatório de Tatuí.
11 -  JANAINA PASCHOAL
Menciona projeto que prevê o envio de dinheiro extra para instituições filantrópicas da área da Saúde. Questiona a falta de instituições pré-definidas para o envio dessas verbas. Destaca denúncias de possível fechamento de UTI infantil do Hospital Itaci. Relata que a diretora do hospital citado teria negado tal fechamento. Critica posicionamento passado do governador estadual a respeito do Hospital Infantil Darcy Vargas.
12 -  JANAINA PASCHOAL
Assume Presidência.
13 -  GIL DINIZ
Endossa a fala do deputado Carlos Giannazi a respeito da retirada de diversos direitos dos idosos. Defende a empresa Prevent Senior. Menciona sessão solene para homenagear Plínio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP, a realizar-se hoje. Menciona manifestação em frente ao Hospital Pérola Byington, contra a realização de abortos. Relata marcha pela vida, a realizar-se no dia 3/10.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, repudia homenagens ao Dr. Plínio Corrêa de Oliveira e a autoridades do período militar, nesta Casa. Convida para ato contra o presidente Jair Bolsonaro, em 02/10, na Avenida Paulista. Clama pelo impeachment do presidente e do governador João Doria. Cita projetos de reformas administrativas municipal, estadual e federal. Comenta post do Governo do Estado, em rede social, celebrando o Dia da Polícia Civil. Menciona projetos que prejudicam a categoria.
15 -  GIL DINIZ
Para comunicação, diz esperar que a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro seja pacífica. Repudia depredações em atos. Defende as homenagens a militares. Reflete sobre as ações de Carlos Lamarca e Carlos Marighella.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, exalta o trabalho de Paulo Freire. Considera a Educação fundamental na luta contra o fascismo. Discorre sobre a carreira de Carlos Lamarca no Exército.
17 -  CASTELLO BRANCO
Lamenta o falecimento de Hélio Jefferson de Souza, no dia de ontem. Discorre sobre sua trajetória na Sociedade Brasileira de Eubiose. Exalta o trabalho da instituição. Exibe fotos de diferentes momentos de sua vida. Reproduz áudio de seu discurso durante a homenagem aos 100 anos da fundação do instituto.
18 -  PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL
Transmite condolências à família do Sr. Hélio Jefferson de Souza e aos membros da Sociedade Brasileira de Eubiose.
19 -  GIL DINIZ
Para comunicação, presta solidariedade aos familiares do Sr. Hélio Jefferson de Souza.
20 -  GIL DINIZ
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
21 -  PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp