08/10/2021 - 45ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/10/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : RICARDO MELLÃO / CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  RICARDO MELLÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Critica o fechamento de bilheterias das estações de metrô e da CPTM, em São Paulo. Afirma que esse ato dificulta o acesso de "analfabetos digitais" e idosos aos bilhetes. Questiona as possíveis economias decorrentes destes fechamentos. Exibe reportagem a respeito do tema.
3 -  JANAINA PASCHOAL
Comenta fusão do PSL e do DEM, no partido União Brasil. Afirma estar aguardando uma definição mais clara a respeito da fusão citada, que ainda precisa ser aprovada pelo TSE. Comenta situação de líderes da CCJ caso a fusão aconteça.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Apoia a fala do deputado Castello Branco a respeito do fechamento de bilheterias do metrô e da CPTM. Cita possíveis malefícios causados à população em razão desses fechamentos. Comenta demissão de terceirizados por conta dessa decisão. Questiona o valor que será repassado à empresa terceirizada que realizará a manutenção das máquinas de autoatendimento. Solicita esclarecimentos à Unicamp a respeito de programa de bolsas de pós-graduação do Instituto de Artes, que dificultaria a permanência de alguns alunos.
5 -  CORONEL TELHADA
Exibe imagens de sua participação em evento em homenagem à revolução liberal de 1842, em Sorocaba. Menciona as datas comemorativas do dia. Mostra-se contrário à CPI que pretende averiguar os trabalhos da Prevent Senior durante a pandemia. Considera mais necessário criar uma CPI para investigar os gastos do governo estadual no mesmo período. Tece críticas à CPI da Covid-19, no Senado Federal.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  RICARDO MELLÃO
Discorre a respeito do aumento do IPVA de carros usados, por conta da inflação. Afirma que a elevação do imposto prejudicará a população. Menciona projeto de sua autoria que pretende revogar o aumento citado. Comenta crescimento da previsão orçamentária para 2022.
8 -  FERNANDO CURY
Comemora o seu retorno aos trabalhos desta Casa, após afastamento. Pede desculpas à deputada Isa Penna e aos demais parlamentares desta Casa por episódio de importunação sexual envolvendo a deputada. Diz reconhecer o erro de seus atos. Afirma não acreditar ter cometido um crime. Relata o seu desejo de trabalhar em políticas públicas que visam a melhoria na vida das mulheres.
9 -  RICARDO MELLÃO
Assume a Presidência.
10 -  ALTAIR MORAES
Homenageia o povo nordestino pelo seu dia. Menciona influência da cultura nordestina no estado de São Paulo.
11 -  PRESIDENTE RICARDO MELLÃO
Homenageia os nordestinos.
12 -  JANAINA PASCHOAL
Parabeniza os nordestinos. Discorre a respeito do processo de eleição de deputados e senadores federais.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, parabeniza os nordestinos pela data. Exalta o trabalho de Paulo Freire, nascido em Pernambuco. Lamenta os vetos do presidente Jair Bolsonaro aos projetos de internet gratuita em escolas públicas e distribuição de absorventes a pessoas carentes. Critica a redução de 87% do orçamento da pasta de Ciência e Tecnologia. Discorre sobre os efeitos dos cortes. Repudia o aumento do gás e da gasolina anunciados pela Petrobras.
14 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, pede que os deputados votem não ao PLC 26/21. Alerta para os prejuízos aos servidores. Afirma que a propositura não passou pelas comissões. Discorre sobre as homenagens aos professores e servidores. Clama pela aprovação do PDL 22/20.
15 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE RICARDO MELLÃO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 13/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp