19/11/2021 - 12a Solene

ENTREGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO JORNALISTA JOSÉ TRAJANO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : PAULO LULA FIORILO
1 -  PAULO LULA FIORILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene com a finalidade de realizar a "Entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Jornalista José Trajano", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de um vídeo sobre a trajetória de José Trajano. Pede um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19. Destaca a justeza da homenagem que será feita a José Trajano nesta sessão. Afirma que o jornalista sempre tratou de questões sociais por meio do esporte. Declara que, no momento vivido pelo Brasil, de acirramento das divergências políticas, é importante homenagear José Trajano, cuja trajetória, acrescenta, é marcada pelo respeito e pelo diálogo.
2 -  MAURICI
Deputado estadual, presta homenagem ao jornalista José Trajano, tanto pela sua atuação como jornalista esportivo quanto por sua defesa da democracia.
3 -  JOSÉ AMÉRICO LULA
Deputado estadual, rememora o trabalho de José Trajano nas páginas esportivas da "Folha de S. Paulo". Faz homenagem ao jornalista.
4 -  RENATO GONÇALVES
Vice-presidente da Casa de Portugal, parabeniza o jornalista José Trajano pela homenagem recebida nesta solenidade. Presenteia-o com uma camisa comemorativa do centenário da Portuguesa.
5 -  DANIELA GREEB
Representante do Instituto de Políticas Relacionais, fala sobre sua amizade com José Trajano. Frisa a justeza da homenagem prestada a ele nesta solenidade.
6 -  ARLINDO CHINAGLIA
Deputado federal, parabeniza o jornalista José Trajano por sua trajetória e pela homenagem recebida nesta sessão.
7 -  ALEXANDRE PADILHA
Deputado federal, destaca o papel de José Trajano no jornalismo brasileiro. Parabeniza-o por seu trabalho em vários âmbitos.
8 -  EDINHO SILVA
Prefeito de Araraquara, considera muito importante a entrega desta homenagem a José Trajano. Declara que o Brasil deve muito ao seu trabalho.
9 -  GILMAR MAURO
Membro da Coordenação Nacional do MST, enfatiza a justeza de se prestar uma homenagem como esta a José Trajano. Enaltece a luta do jornalista em prol da democracia.
10 -  JUCA KFOURI
Jornalista e apresentador, afirma que esta homenagem a José Trajano é uma homenagem a todos os jornalistas independentes. Relata episódio que viveu com Trajano durante a Copa de 2006.
11 -  PRESIDENTE PAULO LULA FIORILO
Presta homenagem, com a concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao jornalista José Trajano.
12 -  JOSÉ TRAJANO
Jornalista, apresentador e escritor, agradece pela homenagem recebida. Dedica-a a toda a mídia independente do País. Tece críticas à maneira como o governo federal enfrentou a pandemia de Covid-19. Apoia a candidatura do ex-presidente Lula, no pleito de 2022. Enaltece o trabalho realizado pelo MST, pelo movimento de moradia e pelo padre Júlio Lancellotti. Expressa apoio às reivindicações dos indígenas. Considera que 2022 será um ano difícil. Faz citação de Eduardo Galeano.
13 -  PRESIDENTE PAULO LULA FIORILO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp