15/10/2021 - 48ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/10/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : JANAINA PASCHOAL / ADALBERTO FREITAS / GIL DINIZ / TENENTE NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Reflete sobre o Dia dos Professores, celebrado hoje. Critica ações dos governos federal e estadual na Educação. Discorre contra o PLC 26/21. Pede a reprovação do texto. Lamenta a aprovação do Sampaprev 2 na Câmara dos Vereadores, em 1º turno. Cita prejuízos aos servidores municipais e estaduais.
3 -  CORONEL NISHIKAWA
Comenta a importância dos professores para a formação de cidadãos. Comunica realização de evento em homenagem ao Dia do Samurai, na data de hoje. Defende o aumento salarial de agentes de Segurança Pública. Discursa contra o PLC 26/21.
4 -  DRA. DAMARIS MOURA
Para comunicação, parabeniza os professores. Cita o trabalho da mãe como educadora. Discorre sobre a importância da Educação.
5 -  ADALBERTO FREITAS
Comenta a criação do Dia dos Professores. Cita Cora Coralina.
6 -  GIL DINIZ
Presta homenagem aos professores. Deseja boa sorte aos candidatos a ingresso na Escola Militar. Parabeniza o 1º Batalhão de Polícia Militar de Choque, pelo aniversário.
7 -  RICARDO MELLÃO
Cumprimenta os professores pelo dia. Reflete sobre a importância da profissão. Agradece aos ensinamentos do pai, João Mellão Neto. Lembra que o prazo para resgate dos créditos da Nota Fiscal Paulista vence amanhã.
8 -  GIL DINIZ
Para comunicação, endossa o discurso do deputado Ricardo Mellão. Orienta a população a resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Pede que a Secretaria da Fazenda revise o prazo estabelecido.
9 -  TENENTE NASCIMENTO
Cumprimenta o 1º Batalhão de Polícia de Choque pelo aniversário. Discorre sobre as ações da instituição. Pede a recomposição salarial dos agentes de Segurança Pública.
10 -  ADALBERTO FREITAS
Assume a Presidência.
11 -  JANAINA PASCHOAL
Lembra sua carreira como professora. Afirma não ser contrária à vacinação. Esclarece que o projeto que prevê a proibição do passaporte sanitário assegura a liberdade de escolha. Cita o recebimento de mensagens de cidadãos preocupados com a obrigatoriedade. Pede respeito à decisão individual.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Repudia o retorno presencial obrigatório nas escolas estaduais. Lembra que alunos e profissionais ainda não estão com a imunização completa. Alerta para os riscos à saúde da comunidade escolar. Comenta o número de mortos por Covid-19 em São Paulo. Comemora as cem milhões de pessoas com a vacinação completa no Brasil.
13 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
14 -  JANAINA PASCHOAL
Comenta o recebimento de e-mails a respeito do não pagamento de bônus salarial aos funcionários do quadro de auxílio ao ensino. Discorre sobre reunião com o senador Eduardo Girão. Afirma que a CPI da Covid-19 não investiga os possíveis desvios de verbas federais enviadas durante a pandemia. Denuncia investigações feitas pelo governo do Rio Grande do Norte por suspeitas de fraudes em empresas de São Paulo. Pede investigações sobre o caso.
15 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
16 -  GIL DINIZ
Tece críticas à CPI da Covid, no Senado Federal. Mostra-se contrário à possível instalação da CPI que pretende averiguar os trabalhos da Prevent Senior durante a pandemia. Discorre a respeito da situação de Pirassununga após temporal. Afirma que o deputado federal Eduardo Bolsonaro teria se colocado à disposição da cidade. Exibe e rebate vídeo do prefeito Dr. Dimas. Relata visitas e envio de verbas ao citado município.
17 -  CARLOS GIANNAZI
Exibe e critica convocação de agentes da Educação para evento no Memorial da América Latina. Afirma que a medida tem como intenção a realização de propaganda eleitoral. Mostra-se contrário a decisões do governo estadual contra servidores aposentados e pensionistas. Lamenta a exclusão dos agentes de organização escolar de bonificação. Menciona a aprovação do Sampaprev 2, pelo governo municipal, em 1º turno. Comenta manifestações contrárias à matéria. Exibe imagens de manifestação em defesa do Instituto Emílio Ribas. Afirma que o governador João Doria prejudica institutos.
18 -  JANAINA PASCHOAL
Diz que apresentará emendas para estender o pagamento de bonificação aos agentes de organização escolar, e não apenas para os professores. Questiona o aumento do Orçamento para construção e manutenção de rodovias, para 2022. Destaca os perigos de aprovar matéria desse porte em ano eleitoral. Defende o detalhamento da Peça Orçamentária pretendida pelo Governo do Estado.
19 -  GIL DINIZ
Para comunicação, endossa a fala da deputada Janaina Paschoal a respeito do Orçamento de 2022. Comenta a precarização da balsa de Cananéia, entregue à iniciativa privada.
20 -  GIL DINIZ
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
21 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Defere o pedido. Faz coro ao pronunciamento da deputada Janaina Paschoal. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp