08/11/2021 - 9a Solene

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA EM SÃO PAULO: TORNANDO A COP26 UMA REALIDADE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : MARINA HELOU
1 -  MARINA HELOU
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, "Emergência Climática em São Paulo: tornando a Cop26 uma Realidade", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a composição da Mesa. Convida os deputados a serem coautores do projeto de lei que irá protocolar hoje, nesta Casa, e que decretará a emergência climática no estado de São Paulo. Lembra que está ocorrendo, neste momento, a 26ª COP da ONU para discutir o tema da mudança climática. Discorre sobre o discurso de abertura da COP. Destaca a necessidade da construção de soluções para o tema. Considera a crise ambiental como a mais crítica, por afetar a todos, sem exceção, ameaçando a nossa sobrevivência. Fala sobre as atuais mudanças climáticas e da preocupação social imediata dos que sofrem com as diversas formas de desigualdade. Esclarece que o projeto de lei que decretará a emergência climática no estado de São Paulo teve a participação da sociedade.
2 -  SERGIO LEITÃO
Diretor executivo do Instituto Escolhas, tece considerações sobre o assunto desta solenidade. Discorre sobre o projeto da deputada Marina Helou, que decretará emergência climática no estado de São Paulo. Considera que a propositura citada ajudará a adiar o fim do mundo.
3 -  GUSTAVO VERONESI
Coordenador de Causa da Fundação SOS Mata Atlântica, parabeniza a deputada Marina Helou pelo projeto a ser protocolado. Comenta como a mudança climática estaria afetando o planeta e os seres humanos de forma não igualitária, prejudicando principalmente as populações mais vulneráveis. Discorre sobre a necessidade de se evitar o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica, e de recompor as florestas.
4 -  DIOGO COSTA
Coordenador do GT de Biodiversidade do Engajamundo, agradece pelo teor do projeto de lei da deputada Marina Helou. Afirma que o estado de São Paulo possui uma legislação ambiental fortíssima, que serve de modelo para o Brasil e para o mundo. Discorre sobre a emergência climática e suas consequências. Ressalta que o São Paulo é o maior estado do País e o segundo maior emissor de gases.
5 -  MARIANA BRUNINI
Representante do Movimento Famílias pelo Clima, diz ser o seu movimento uma rede global formada por pais, mães, cuidadores, entre outros, que se importam com as atuais e futuras gerações e suas demandas por um futuro justo e limpo. Destaca a necessidade de colocar as crianças no centro das decisões. Agradece a escuta da deputada Marina Helou para que decrete a emergência climática. Afirma que as leis precisariam ser transformadas em programas e iniciativas.
6 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Considera que os convidados da Mesa representam muitas lutas e um trabalho consistente em defesa do meio ambiente.
7 -  GUILHERME CHECCO
Representante do Instituto Democracia e Sustentabilidade, destaca o papel e o olhar da juventude. Esclarece que o projeto de lei ajuda a dar concretude às ações. Salienta pontos específicos da matéria.
8 -  CARLOS DE NICOLA
Representante do Instituto Água e Saneamento, comenta a mobilização da sociedade para resolver os problemas relacionados ao tema do meio ambiente. Destaca a necessidade de ações para o enfrentamento da crise hídrica do Brasil.
9 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Discorre sobre o saneamento básico no País. Diz ser este um exemplo claro de intersecção entre o clima e os direitos humanos.
10 -  ANA PINHO
Representante da Coalisão pelo Clima, comemora o protocolo do projeto de lei. Afirma que o tempo de teoria havia acabado, sendo necessário passar para a prática.
11 -  NATASHA
Representante da Coalisão pelo Clima, destaca a existência do alerta climático desde 2019. Ressalta que o primeiro passo deveria ter sido dado há bastante tempo.
12 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Afirma que não podemos repetir os erros do passado. Ressalta que devemos ter mais políticos envolvidos com o tema.
13 -  SAMUEL OLIVEIRA
Representante da RAPS, diz esperar que o projeto possa provocar a ação das forças políticas. Comenta a PEC nº 37, em tramitação no Congresso Nacional, que colocará o tema da emergência climática na Constituição. Ressalta a necessidade de explicar para os cidadãos os impactos, possibilitando o engajamento de toda a sociedade.
14 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Destaca a importância da educação climática. Informa que o governador João Doria se comprometeu com diversos movimentos a instaurar em São Paulo a educação climática no Estado. Ressalta que cobrará o governador.
15 -  NATALIA CHAVES DE OLIVEIRA
Covereadora e representante da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara de São Paulo, parabeniza e agradece a deputada Marina Helou pela iniciativa. Afirma que a lei aprovada ajuda a exigir medidas drásticas. Diz ser a deputada uma grande parceira do seu mandato.
16 -  GUSTAVO TELES
Conselheiro da Juventude de São Paulo, demonstra sua felicidade em representar a juventude, que diz estar fazendo um trabalho incessante na defesa do meio ambiente. Discorre sobre o racismo ambiental e os mais prejudicados com a crise ambiental. Parabeniza a deputada Marina Helou pelo trabalho.
17 -  GLEICE VASCONCELOS
Representante do Conselho do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, discorre sobre os danos causados aos oceanos e às cidades pelo aumento da temperatura do planeta. Propõe à deputada que sejam realizadas palestras em escolas, universidades e prefeituras para levar conhecimento sobre o assunto. Pede que todos se atentem ao PL 391, da cidade de São Paulo.
18 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Considera um desafio comum a todas as pessoas que estão vivas hoje a construção de um novo modelo de desenvolvimento. Esclarece que todas as gerações serão urgentemente necessárias. Pede que os integrantes da Mesa façam as suas considerações finais.
19 -  DIOGO COSTA
Coordenador do GT de Biodiversidade do Engajamundo, diz ser o meio ambiente um problema comum a todos. Destaca a relevância do projeto da deputada Marina Helou. Pede que todos votem com consciência.
20 -  MARIANA BRUNINI
Representante do Movimento Famílias pelo Clima, ressalta a importância de todos assumirem a responsabilidade ao invés de deixar para as gerações futuras. Convida todos a participarem do movimento Famílias pelo Clima.
21 -  SERGIO LEITÃO
Diretor executivo do Instituto Escolhas, parabeniza a deputada Marina Helou pelo projeto. Afirma ser necessário ter orçamento para ações de clima. Lembra que São Paulo foi vanguarda na questão ambiental no País. Considera a luta grande e importante.
22 -  GUSTAVO VERONESI
Coordenador de Causa da Fundação SOS Mata Atlântica, destaca a necessidade de as empresas sentirem em seus orçamentos o custo da poluição. Lamenta que a deputada Marina Helou esteja solitária nas questões socioambientais nesta Casa. Ressalta a importância das próximas eleições e de apoiar e divulgar os candidatos aos cargos legislativos que se importam com as questões ambientais.
23 -  PRESIDENTE MARINA HELOU
Pede que todos assinem o projeto de lei de sua autoria. Agradece aos presentes e todos os que se envolveram com a elaboração do projeto de lei. Afirma ser muito importante eleger pessoas comprometidas com o clima. Ressalta que a preocupação com o meio ambiente deve ser colocada na pauta política do País. Convida todos a se engajarem no tema, para conseguirem juntos adiar o fim do mundo. Solicita a todos os presentes que tirem uma foto para celebrar o protocolo do projeto. Encerra a sessão.
alesp