08/11/2021 - 10a Solene

HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO DIA DO VETERANO MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS E DAS FORÇAS AUXILIARES
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ PAULO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene em "Homenagem ao Dia do Veterano Militar das Forças Armadas e das Forças Auxiliares", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público para entoar, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.
4 -  JOSÉ PAULO
Mestre de cerimônias, anuncia um toque de silêncio em memória de todos os integrantes das Forças Armadas e de Segurança que morreram no cumprimento do dever, bem como dos que faleceram em virtude da Covid-19. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre as comemorações anteriores do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.
5 -  ENRICO PRIMO SUPPINI
Primeiro-tenente da Polícia do Exército e presidente do Conave Regional São Paulo - Conselho Nacional das Associações de Veteranos das Forças Armadas e Forças Auxiliares, discorre sobre a importância da presente comemoração. Ressalta que os veteranos dedicaram sua vida ao Brasil.
6 -  JOSÉ PAULO
Mestre de cerimônias, lê a justificativa do PL 620/18, de autoria do deputado Coronel Telhada, que deu origem à Lei 17.095/19, que instituiu o Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Discorre sobre a homenagem que será feita em seguida.
8 -  JOSÉ PAULO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de diplomas a autoridades representativas dos veteranos das Forças Armadas e das Forças Auxiliares.
9 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Agradece a todos pela presença nesta solenidade.
10 -  RAFAEL HENRIQUE CANO TELHADA
Capitão PM e comandante da Força Tática do 10º BPM, reflete sobre a necessidade de ouvir os ensinamentos dos mais velhos e valorizá-los. Afirma que isso também se aplica aos veteranos da Forças Armadas e Forças Auxiliares.
11 -  EDINALDO RUI DA SILVA
Terceiro-sargento da Polícia do Exército e presidente da Associação dos Veteranos da Polícia do Exército - Avpe, tece considerações sobre o papel de ensino e exemplo dos veteranos em relação aos combatentes da ativa. Agradece ao deputado Coronel Telhada pela criação do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.
12 -  JOSÉ PAULO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de certificados a diversas associações de veteranos das Forças Armadas e das Forças Auxiliares.
13 -  JOSÉ CARLOS GEROTTO ALVES
Presidente da Associação dos Veteranos do Esquadrão Anhanguera, comenta a atuação dos veteranos das Forças Armadas e das Forças Auxiliares em ações de caráter filantrópico.
14 -  WILSON CABRERA CAMARGO
Vice-presidente da Associação dos Veteranos do 2º Batalhão de Polícia do Exército - Batalhão General Ventura, enfatiza a importância da comemoração do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.
15 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Agradece a todos pela presença. Explica por que propôs a criação do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares. Declara que todos os veteranos dedicaram sua vida à pátria. Destaca a necessidade de preservar a memória da história militar brasileira. Lamenta que, a seu ver, muitos veteranos da Força Expedicionária Brasileira não tenham sido reconhecidos pela sociedade brasileira. Afirma que essa situação vem, gradualmente, mudando. Presta homenagem a assessores seus que são, também, veteranos das Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp