26/11/2021 - 14a Solene

HOMENAGEM A CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - REGIONAL SUL 1
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : ANDRÉ DO PRADO
1 -  ANDRÉ DO PRADO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene com a finalidade de realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelo Regional Sul 1 da CNBB. Anuncia a exibição de vídeo institucional da entidade.
2 -  RODRIGO ASHIUCHI
Prefeito de Suzano, agradece o apoio prestado pela Igreja Católica e a CNBB às famílias de sua região, sobretudo durante a pandemia.
3 -  JOSÉ CARLOS DIAS
Advogado criminalista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, manifesta apreço ao trabalho da CNBB em defesa da liberdade e da democracia. Reitera o apoio da comissão que preside àquela entidade religiosa.
4 -  ALESSANDRO CAMPOS
Padre da Diocese de Mogi das Cruzes, parabeniza o deputado André do Prado pela homenagem. Destaca as ações empreendidas pelo Regional Sul 1 da CNBB.
5 -  AFONSO LOBATO
Padre e ex-deputado estadual, fala sobre a missão da Igreja Católica na busca do diálogo e da comunhão. Exalta o papel da CNBB. Defende-a de críticas que lhe foram feitas desta tribuna.
6 -  EMIDIO LULA DE SOUZA
Deputado estadual, recorda as ofensas dirigidas contra a CNBB por parlamentar desta Casa. Ressalta a importância do presente evento como manifestação em defesa da entidade.
7 -  PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO
Presta homenagem ao Regional Sul 1 da CNBB, com a concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e a entrega de placa a Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da CNBB.
8 -  DOM PEDRO LUIZ STRINGHINI
Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, agradece a homenagem recebida. Fala sobre o histórico e a estrutura da CNBB e de seu Regional Sul 1. Relembra as ações de Dom Paulo Evaristo Arns em defesa dos direitos humanos e da democracia. Elogia a gestão do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. Discorre acerca dos trabalhos das pastorais sociais, da Comissão Regional de Justiça e Paz, das escolas de cidadania e grupos de fé e das Campanhas da Fraternidade da CNBB. Pontua sobre a questão ambiental. Fala sobre os pobres e os indígenas.
9 -  PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO
Reitera a defesa da Igreja Católica. Aborda sua relevância para o povo brasileiro e destaca a importância do trabalho dessa instituição no país. Pede a Dom Pedro Luiz Stringhini que reze um Pai Nosso. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp