21/12/2021 - 88ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : ADALBERTO FREITAS / CARLA MORANDO / JANAINA PASCHOAL / CARLÃO PIGNATARI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  ADALBERTO FREITAS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Deseja um feliz Natal a todos. Comenta os períodos de recesso da Casa. Alerta a respeito de periculosidade existente em rodovia que leva a Jarinu. Critica possível aliança entre Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva. Comenta a existência da verba de quatro bilhões de reais destinada para a melhoria de estradas. Diz que o plano de obras envolvendo as verbas citadas não foram apresentados.
3 -  LETICIA AGUIAR
Reproduz vídeo com pronunciamentos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Diz que, diferente do presidente Jair Bolsonaro, os outros dois ex-presidentes não respeitaram os valores da família. Discorre sobre diversos feitos do governo federal.
4 -  CARLA MORANDO
Assume a Presidência.
5 -  LETICIA AGUIAR
Para comunicação, comenta livro infantil, de Jaqueline Rezende.
6 -  ADALBERTO FREITAS
Discorre a respeito das dificuldades enfrentadas durante este ano. Faz agradecimentos gerais.
7 -  SARGENTO NERI
Comemora aprovação de PLC 40/19, que pretende garantir o pagamento das devidas pensões aos familiares de policiais mortos. Cita os trabalhos realizados por ele ao longo deste ano. Garante que o seu trabalho fornece resultados. Diz que 60% das suas emendas foram destinadas à Saúde.
8 -  CAIO FRANÇA
Para comunicação, diz estar recebendo denúncias de moradores de conjuntos habitacionais que estariam sofrendo por conta de infiltrações em suas residências, no litoral de São Paulo. Solicita respostas da Secretaria de Habitação a respeito do problema.
9 -  JANAINA PASCHOAL
Destaca a necessidade de votar diversos projetos que ainda não foram pautados, nesta Casa (aparteada pela deputada Leticia Aguiar).
10 -  ADALBERTO FREITAS
Afirma ter chegado ao fim do ano com a sensação de dever cumprido.
11 -  ANALICE FERNANDES
Comenta inauguração da estação Vila Sônia do metrô. Afirma que diversas obras que se encontravam estagnadas foram retomadas durante o governo de João Doria.
12 -  ADALBERTO FREITAS
Para comunicação, endossa a fala da deputada Analice Fernandes. Tece elogios ao governo estadual.
13 -  JANAINA PASCHOAL
Chama a atenção para a estagnação das obras da Linha Ouro do metrô. Questiona se a posição atual da direita no estado estaria sendo uma estratégia inteligente. Elogia as estratégias políticas da esquerda. Tece comentários sobre a importância da aliança entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  ANALICE FERNANDES
Pelo art. 82, tece elogios aos trabalhos do seu partido. Cita o aumento no salário base dos professores, em São Paulo. Faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro.
15 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, tece críticas ao ex-governador Geraldo Alckmin.
16 -  ANALICE FERNANDES
Para comunicação, defende a candidatura de João Doria para a presidência do País.
17 -  JANAINA PASCHOAL
Reitera seus votos de felizes Natal e Ano Novo. Mostra preocupação a respeito da liberação da vacina contra a Covid-19 para crianças. Cita os possíveis riscos da vacinação em crianças. Diz que a discussão dos possíveis efeitos colaterais dos imunizantes contra Covid-19 não se resume a uma pauta bolsonarista.
18 -  DR. JORGE LULA DO CARMO
Comenta déficit habitacional existente no estado. Relata conversa com o secretário municipal de Habitação. Lamenta os baixos recursos para regularização de moradias já existentes. Agradece aos funcionários da Casa.
19 -  VALERIA BOLSONARO
Lamenta a não aprovação de projeto de sua autoria, que pretende garantir o direito de crianças com deficiência auditiva a frequentar o Ensino Fundamental I. Faz leitura do parecer da Secretaria de Educação a respeito do projeto citado. Destaca a importância da pauta apresentada. Afirma que 60% da verba da Rede de Reabilitação Lucy Montoro teria sido cortada. Critica jantar realizado entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.
20 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência.
21 -  AGENTE FEDERAL DANILO BALAS
Diz acreditar na vitória de Jair Bolsonaro na eleição para presidente da República. Tece críticas ao governador João Doria. Comenta jantar realizado entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Mostra-se contrário ao "passaporte de vacinação". Apoia o PL 668/21, que trata do assunto.
22 -  DOUGLAS GARCIA
Para comunicação, questiona a Presidência a respeito dos projetos que serão pautados.
23 -  PROFESSORA BEBEL
Pelo art. 82, discorre sobre os professores categoria "O". Diz não concordar com possível aliança entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.
24 -  PROFESSORA BEBEL
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
25 -  JANAINA PASCHOAL
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h06min.

ORDEM DO DIA
26 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h29min. Coloca em votação e declara aprovados os PDLs 87 e 88/21. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término desta sessão. Levanta a sessão
alesp