05/10/2000 - 146ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/10/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS / NEWTON BRANDÃO / ARY FOSSEN

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Convoca as Comissões de Constitução e Justiça, Agricultura e Finanças e Orçamento para uma reunião conjunta, a realizar-se hoje, às 15h30min.
2 -  PEDRO TOBIAS
Agradece às pessoas que o apoiaram e lhe deram o voto na eleição. Lamenta que, durante a campanha, sofreu ataques pessoais por não ser nascido aqui.
3 -  MILTON FLÁVIO
Solidariza-se com o Deputado Pedro Tobias. Cumprimenta o professor José Carlos de Souza Trindade por ter vencido a eleição para reitor da Unesp.
4 -  ARY FOSSEN
Assume a Presidência.
5 -  VITOR SAPIENZA
Critica os aspectos negativos da globalização que são omitidos pela imprensa. Saúda a população paulistana por ter eleito Vereador o ex-Deputado Erasmo Dias.
6 -  CESAR CALLEGARI
Manifesta apoio e solidariedade ao Deputado Pedro Tobias pelos ataques sofridos durante a última campanha eleitoral.
7 -  JAMIL MURAD
Convida para manifestação amanhã, às 14 horas, no Masp, contra massacre promovido pelo exército de Israel em terras palestinas. Rememora a decisão da ONU de dividir, em 1949, a Palestina em dois Estados.
8 -  LUIZ GONZAGA VIEIRA
Tece considerações sobre as eleições em sua região, destacando a recondução à Prefeitura de Tatuí de Edmir Borssato.
9 -  WADIH HELÚ
Reclama de censura sobre seu pronunciamento na TV Legislativa ao defender Paulo Maluf de críticas do Presidente Fernando Henrique. Indaga da Presidência sobre seu direito em defender o candidato do PPB.
10 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Assume a Presidência. Responde ao Deputado citando Ato da Mesa sobre a questão.
11 -  WADIH HELÚ
Para questão de ordem, indaga da Presidência se há infração na menção de partidos pela TV.
12 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Informa ao Deputado sobre impedimento legal.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  MILTON FLÁVIO
Elogia o desempenho do Deputado Campos Machado como candidato a vice-Prefeito na chapa do PSDB na Capital. Expressa satisfação com a eleição de Paulo Julião à Prefeitura de São Sebastião e com a retomada das votações na Casa. Comenta o projeto do Orçamento para 2001 (aparteado pelo Deputado Luis Carlos Gondim).
14 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
15 -  EDNA MACEDO
Diante de notícia de reajuste da tarifa de ônibus intermunicipais, volta a protestar contra liminar que impede aplicação de lei permitindo gratuidade nesse tipo de transporte a policiais militares fardados.
16 -  CICERO DE FREITAS
Critica o direcionamento e a aplicação dos recursos orçamentários da Assembléia Legislativa. Pergunta quais foram os beneficiados efetivamente com os projetos do São Paulo Século 21.
17 -  RENATO SIMÕES
Aborda duas iniciativas adotadas em São Paulo para combater o racismo: o convênio firmado entre o Instituto do Negro Padre Batista e a Procuradoria Geral do Estado, a fim de prestar assistência jurídica gratuita às vítimas de discriminação racial; e o lançamento da Cartilha "Intolerância, Racismo e Ódio" na Internet, pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, da Federação Israelita de São Paulo e da Confederação Israelita do Brasil (aparteado pelo Deputado Wadih Helú).
18 -  WADIH HELÚ
Ataca a política de privatizações do PSDB. Acusa o Presidente da República de má -fé ao autorizar o aumento dos derivados de petróleo. Critica o Governador Mário Covas pela construção de mais praças de pedágio em nossas rodovias (aparteado pelo Deputado Pedro Mori).
19 -  WILLIANS RAFAEL
Pelo art. 82, manifesta sua indignação diante de notícia publicada no "Diário Popular", de hoje, que atribui equivocadamente sua ligação com meliante. Aguarda reparo por parte do jornal.
20 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Solidariza-se com o Deputado Willians Rafael.
21 -  PEDRO MORI
Havendo acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
22 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Lê comunicado da Presidência efetiva, convocando os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se 60 minutos após a presente sessão. Em atenção à solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, cancela a sessão solene convocada para o dia 09/10. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp