20/11/2000 - 44a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/12/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NELSON SALOMÉ
1 -  NELSON SALOMÉ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia da Consciência Negra. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  NIVALDO SANTANA
Pelo PC do B, cumprimenta o Presidente Nelson Salomé e as demais autoridades. Ressalta o papel dos negros na história de nosso país, do ponto de vista da construção das riquezas naturais, do aporte de cultura e da formação da nacionalidade.
3 -  ZUZA ABDUL MASSIH
Pelo PRP, saúda o Presidente Nelson Salomé e as demais autoridades. Parabeniza toda a colônia negra no Brasil que, ao lado de imigrantes advindos de todas as partes do mundo, construíram e constroem o país.
4 -  PAULO RANGEL
Deputado da República de Angola, cumprimenta o Presidente Nelson Salomé e as demais autoridades. Ao referir-se ao motivo da sessão, faz votos para que, no próximo milênio, seja retirado do vocabulário, no Brasil e em Angola, a palavra exclusão racial. Faz votos para que se consolidem a solidariedade e a cooperação entre os dois povos.
5 -  ANTÔNIO CARLOS ARRUDA DA SILVA
Como Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado, cumprimenta o Presidente Nelson Salomé e as demais autoridades. Traz para cada um dos presentes, mas, acima de tudo, para as gerações jovens, a imagem de Zumbi, revivido por força e obra da ação do movimento negro.
6 -  HÉLIO SANTOS
Na qualidade de professor universitário da Unicamp, cumprimenta o Presidente Nelson Salomé e as demais autoridades. Ao falar de auto-estima e da identidade negra, dá ênfase à mulher negra.
7 -  AGNALDO ROCHA
Cônsul de Cabo Verde, saúda o Presidente Nelson Salomé, membros da Mesa e os demais presentes. Historia o relacionamento Brasil-Cabo Verde.
8 -  JOSÉ VICENTE
Na qualidade de Presidente da Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento e Cultura - Afrobrás, homenageia o Presidente Nelson Salomé e, na sua pessoa, as demais autoridades. Relaciona a solenidade com um inventário do que tem sido a luta da comunidade afrodescendente, ao longo das décadas que se passaram.
9 -  Presidente NELSON SALOMÉ
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp