08/10/1999 - 29a Solene

COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/11/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : JAMIL MURAD
1 -  JAMIL MURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, e do Deputado Nivaldo Santana, com a finalidade de comemorar o 50º Aniversário da Proclamação da República Popular da China. Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais brasileiro e chinês.
2 -  ELÓI PIETÁ
Cumprimenta as autoridades presentes. Refere-se à China e ao Brasil como dois países, gigantes pela própria natureza e também pelo seu povo. Analisa as lições desses últimos cinqüenta anos de uma soberania nacional voltada para o povo.
3 -  NIVALDO SANTANA
Congratula-se com o povo chinês pelo transcurso do cinqüentenário da revolução popular da China. Analisa os efeitos da revolução que criou a República Popular da China.
4 -  HUO SHUZHEN
Consulesa-geral da China, em São Paulo, agradece à Assembléia Legislativa pela realização desta sessão, símbolo da amizade sino-brasileira. Analisa a nova jornada da construção da Nova China, durante este meio século: crescimento econômico, reunificação pacífica da Pátria, política externa, comércio e cultura.
5 -  PAULO TEIXEIRA
Registra que uma mulher é cônsul da China, o que mostra o papel da mulher naquela sociedade.
6 -  Presidente JAMIL MURAD
Anuncia a exibição de um vídeo.
7 -  TEREZINHA ZERBINE DE GODÓI
Como Presidente do Conselho de Ética do PDT e membro de sua direção nacional, cumprimenta as autoridades. Faz um paralelo entre a história do Brasil e da China.
8 -  RENATA MIELLE
Como membro da União da Juventude Socialista (UJS) dá ao povo chinês, em nome da Direção Nacional daquela entidade, suas fraternais saudações pelo 50º aniversário da vitória da Revolução da China, comemorado no último 1º de outubro. Fala dessa data, cujo significado transcende fronteiras.
9 -  ALEXANDRE PEREIRA
Representando o Partido Comunista Português, saúda as autoridades presentes, em especial aos senhores cônsules da China, Vietnã e Cuba. Discorre sobre a devolução de Macau à China feita por Portugal.
10 -  JOÃO AMAZONAS
Na qualidade de Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil cumprimenta as autoridades presentes. Congratula-se com o povo da China pela vitória alcançada em quase cem anos de luta. Presta homenagem ao povo chinês e ao Partido Comunista da China.
11 -  JAMIL MURAD
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp