10/12/1999 - 40a Solene

HOMENAGEM À MEMÓRIA DE SANTO DIAS E OUTORGA DO 3º PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/02/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : RENATO SIMÕES
1 -  RENATO SIMÕES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva atendendo à solicitação do Deputado ora à Presidência com a finalidade de outorgar o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos e homenagear a memória de Santo Dias na passagem dos 20 anos de sua morte. Convida todos para ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro. Faz homenagem ao Padre Francisco Reidon, o Padre Chico, da Pastoral Carcerária, falecido recentemente.
2 -  PEDRO EGÍDIO
Como membro da Acat - Associação dos Cristãos pela Abolição da Tortura, presta homenagem à obra do Padre Chico na Pastoral Carcerária.
3 -  Presidente RENATO SIMÕES
Lembra que foi entregue ao Padre Chico o 2º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos pelo seu trabalho na Pastoral Carcerária.
4 -  PAULO TEIXEIRA
Cumprimenta o Presidente pelo seu trabalho à frente da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Homenageia o trabalho do jurista Hélio Bicudo e o do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
5 -  JAMIL MURAD
Soma-se às homenagens prestadas pelo orador anterior. Ressalta a importância do trabalho das entidades de defesa dos Direitos Humanos.
6 -  Presidente RENATO SIMÕES
Anuncia número musical em homenagem a Santo Dias e aos militantes de organizações populares pela democracia.
7 -  ANA DIAS
Viúva do homenageado Santo Dias, preocupa-se com o desrespeito aos Direitos Humanos existente no País. Conclama a todos para a continuidade da luta pelos Direitos Humanos.
8 -  JAQUELINE
Participante do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, explica a origem e o significado do "maculelê", dança a ser apresentada.
9 -  Presidente RENATO SIMÕES
Passa à entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 1999 ao Dr. Hélio Bicudo e ao Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua. Tece considerações sobre os homenageados. Anuncia que serão entregues menções honrosas à publicação "ECA em Revista", à Pastoral da Juventude, à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas e em memória do Reverendo Jacks Smith.
10 -  ÉLIDA MIRANDA DOS SANTOS
Passa a ler frases sobre problemas da criança e do adolescente.
11 -  JOÃO DE DEUS NASCIMENTO
Em nome do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, agradece o prêmio. Discorre sobre os problemas dos menores no País. Posiciona-se contrário à redução da maioridade penal.
12 -  HÉLIO BICUDO
Na qualidade de Deputado Federal e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, enumera os motivos de sua satisfação por receber o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Afirma que a luta pelos Direitos Humanos está longe de se acabar.
13 -  Presidente RENATO SIMÕES
Anuncia número musical. Anuncia homenagem à Sra. Conceição Paganelli, Presidente da Associação de Mães e Amigos dos Adolescentes de Risco - Amar.
14 -  CONCEIÇÃO PAGANELLI
Agradece a homenagem. Expressa sua esperança de um mundo melhor para os internos da Febem.
15 -  Presidente RENATO SIMÕES
Agradece aos participantes da 2ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp