04/05/2001 - 57ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/06/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : CELINO CARDOSO / HAMILTON PEREIRA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  HAMILTON PEREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Comenta artigo, publicado no "Diário Popular", sobre a falta de segurança no Estado.
3 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência.
4 -  ROBERTO GOUVEIA
Agradece aos Srs. Deputados a subscrição a seu substitutivo ao PL que dispõe sobre a proibição da fabricação, uso e comercialização do amianto no Estado.
5 -  JAMIL MURAD
Lê nota da oposição em nível federal contra a corrupção no Governo FHC.
6 -  DONISETE BRAGA
Menciona as iniciativas de Prefeitos da região do ABC para aperfeiçoar a segurança pública.
7 -  EDIR SALES
Comenta reportagem do "Jornal da Tarde" de 03/05/01, sobre a regulamentação de medicamentos. Lê e comenta reportagem do "Jornal da Tarde" de 04/05/01, intitulada "Fortificantes com álcool podem virar caso de polícia".
8 -  PEDRO MORI
Denuncia suposta violação de votação secreta ocorrida na Câmara Municipal de Itupeva. Critica a cobrança de pedágio na marginal da Castelo Branco.
9 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta o Ministério da Saúde, que luta pela liberação de patente dos medicamentos contra Aids. Lê trecho de reportagem a respeito.
10 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a presença do Senhor Yoshiyuki Takagi, assessor do Presidente da Panasonic, e comitiva.
11 -  HENRIQUE PACHECO
Cumprimenta a comitiva e enaltece o propósito da ONG Earth Village Network, fundada há 10 anos pelo Sr. Yoshiyuki Takagi em defender a causa do meio ambiente.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  EMÍDIO DE SOUZA
Como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, relata as péssimas condições em que se encontram os detentos do 85ºDP, de Parelheiros, constatados durante sua visita àquele distrito. Denuncia as mazelas existentes na ala feminina do cadeirão de Pinheiros.
13 -  WADIH HELÚ
Comenta notícia do "Diário Popular", de ontem, sob o título "Polícia Militar tem ordem para deixar viatura parada". Lê ofício contido na matéria.
14 -  NEWTON BRANDÃO
Comenta a criação da Secretaria Municipal de Segurança em Santo André. Apresenta editorial do "Jornal do Grande ABC", sobre nepotismo em Diadema. Parabeniza o Governo Federal pelo programa de distribuição gratuita de medicamentos aos aidéticos.
15 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, comunica o evento realizado pela Apeoesp e demais entidades em prol da valorização do ensino. Requer que publicação com o relatório das atividades da Mesa anterior seja recolhido por conter imprecisões acerca da CPI da Educação.
16 -  Presidente CELINO CARDOSO
Recebe o requerimento do Deputado Cesar Callegari, prometendo envio à Mesa.
17 -  DONISETE BRAGA
Pelo art. 82, refere-se ao pronunciamento do Deputado Newton Brandão. Considera que as Prefeituras não têm culpa da situação da segurança pública, que ocorre por omissão do Governo do Estado.
18 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, comenta rebelião em carceragem da Polícia Federal em Brasília. Preocupa-se com a formação dos futuros guardas de presídio.
19 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, volta a abordar tema da Segurança Pública em Santo André.
20 -  NEWTON BRANDÃO
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
21 -  Presidente CELINO CARDOSO
Acolhe o pedido. Convoca as seguintes sessões solenes: a pedido do Deputado Geraldo Vinholi, dia 21/05, às 10 horas, para comemorar o "Dia do Cozinheiro-Chefe"; por solicitação do Deputado Vitor Sapienza, dia 04/06, às 20 horas, para homenagear o "Dia da Comunidade Italiana"; e a pedido da Deputada Edir Sales, dia 01/06, às 20 horas, para comemorar o aniversário do bairro Itaim Paulista. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 07/05, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp