28/04/2003 - 9a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DA POLÍCIA CIVIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/05/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação desta Deputada, ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o "Dia da Polícia Civil". Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  GILBERTO NASCIMENTO
Fala de seu trabalho de Deputado Federal no momento em que serão feitas as reformas tributária, previdenciária, judiciária e trabalhista. Defende a tese de que o inquérito policial precisa ficar nas mãos da Polícia Civil.
3 -  ROMEU TUMA
Dissera sobre seu trabalho anterior como delegado de Polícia e, agora, de Deputado Estadual. Fala de Indicação sua ao Governador para que os policiais possam ascender na carreira.
4 -  CONTE LOPES
Demonstra a necessidade de o Governador ouvir a polícia, quando falar sobre segurança, para uma assessoria mais objetiva.
5 -  WALTER FELDMAN
Fala do prestígio crescente das Polícias Militar e Civil no contexto atual. Solicita ao Governo Federal recursos para aprimoramento das corporações e melhora salarial dos policiais.
6 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Fala de seus projetos para favorecer a Polícia e os óbices regimentais da Alesp.
7 -  MARCO ANTONIO DESGUALDO
Como Delegado-Geral, historia a carreira de delegado na história do Estado. Fala de sua vida profissional.
8 -  SAULO CASTRO DE ABREU FILHO
Secretário de Estado da Segurança Pública, lamenta que a crítica feita a ele seja unilateral, sem haver o contraditório. Afirma partilhar com os presentes do misto de homenagem e de desagravo. Responde a algumas questões abordadas pelos Deputados. Lamenta a falta de pessoal qualificado para preenchimento de vagas de delegados de polícia. Aborda a questão salarial. Lamenta que não se tenham construído presídios suficientes para atender à demanda dos presos e o amadorismo com que os Poderes se relacionam com a segurança pública. Pleiteia que o Congresso Nacional delegue para os Estados a parte procedimental. Insurge-se contra bravatas e "assembleísmo".
9 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Passa às mãos do Secretário Saulo de Castro Abreu Filho uma lembrança da Casa. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp