25/08/2003 - 31a Solene

HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES - CUT
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/09/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : HAMILTON PEREIRA
1 -  HAMILTON PEREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a Presidência efetiva convocou a sessão solene por solicitação do Deputado ora à frente dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a CUT pelo seu 20º aniversário. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  MÁRIO REALI
Em nome do PT, fala como foi fundamental para a organização dos trabalhadores a luta da CUT, nestes últimos 20 anos.
3 -  JOSÉ ZICO PRADO
Fala de sua primeira atuação no sindicato, antes de ser Deputado.
4 -  ANTONIO MENTOR
Lembra que dos 23 Deputados da Bancada do PT, vários tiveram sua origem política no movimento sindical. Registra a CUT como a referência mais importante que existe neste país para as conquistas e lutas dos trabalhadores.
5 -  VANDERLEI SIRAQUE
Registra que o Presidente da República, Lula, ajudou na construção da CUT. Fala dos objetivos da reforma previdenciária, e da trabalhista.
6 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Fala do significado, para os rumos da classe trabalhadora do País, dos 20 anos da CUT. Disserta sobre seus vários momentos históricos.
7 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Discursa sobre o papel fundamental da CUT na ampliação das liberdades democráticas e do exercício da cidadania. Considera os novos desafios.
8 -  ANA DO CARMO
Relembra a época em que Lula foi presidente do sindicato e de seu compromisso de fato com a classe trabalhadora.
9 -  ROBERTO FELÍCIO
Lembra sua experiência no Sindicato da Educação. Reflete sobre a responsabilidade e o desafio para a CUT que é ter eleito o Presidente da República.
10 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Homenageia os vinte anos da CUT. Considera que as lutas de cada um dos presentes à solenidade têm a ver com a movimentação política no País por melhores dias.
11 -  SEBASTIÃO ALMEIDA
Faz uma saudação especial à CUT e demonstra seu importantíssimo papel nas mudanças que nosso país vem sofrendo ao longo do tempo.
12 -  WILSON FERNANDES DA SILVA
Pondera que o tempo é curto para falar de 20 anos de luta e de glória da CUT. Dá um recado à nova geração.
13 -  ANTÔNIO CARLOS SPIS
Ex-Presidente da CUT São Paulo e atual Secretário da Comunicação da CUT, historia os momentos de truculência, no período da ditadura militar. Afirma que, como fruto da indignação, consolidou-se o espaço para a criação da CUT, no 1º Congresso das Classes Trabalhadores no ABC. Fala de suas experiências como Presidente da CUT.
14 -  LUIZ MARINHO
Presidente Nacional da CUT, agradece ao Presidente Hamilton Pereira pela solenidade. Agradece a presença do Secretário Francisco Prado, representante do Governador Geraldo Alckmin. Fala da felicidade de ter participado do Congresso de Fundação da Central, em 83 e, agora, presidindo a Central.
15 -  FRANCISCO PRADO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, representando no ato o Sr. Governador, fala de sua participação na CUT, há 20 anos, como dirigente universitário.
16 -  Presidente HAMILTON PEREIRA
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Justifica a homenagem à CUT e recorda o histórico da entidade. Encerra a sessão.
alesp