27/08/2004 - 40a Solene

ABERTURA DO 18º CONGRESSO DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/09/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de realizar a abertura do 18º Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, com o tema "O Islã contra a discriminação". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  AHMAD NASSER
Aluno do Instituto "Abubakr Assidk de Memorização do Alcorão". Procede a leitura do Alcorão, em língua estrangeira, que em seguida foi traduzida pelo professor Samir El Hayek.
3 -  JAMIL MURAD
Deputado Federal. Lê mensagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Confirma seu desejo de paz para a Palestina e o fim da discriminação para com o povo árabe.
4 -  DOUGLAS MARTINS DE SOUZA
Representante da Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Discorre sobre as funções da Secretaria, como a construção de políticas efetivas de integração e defesa das liberdades fundamentais do cidadão.
5 -  ABDALAH AL OBEID
Presidente do Instituto de Direitos Humanos do Reino da Arábia Saudita. Fala sobre o intercâmbio entre o Brasil e os países árabes, demonstrando um forte vínculo, principalmente no combate ao terrorismo.
6 -  BIDOUR NAJJUR
Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana, que pronuncia-se em língua estrangeira.
7 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia apresentação musical dos alunos da Escola Islâmica de Vila Carrão sob a regência do xeique Mohamad Amama.
8 -  MOHAMED HABIB
Diretor do Instituto de Biologia da Unicamp. Tece considerações sobre os ataques americano ao Afeganistão e ao Iraque.
9 -  RAYA MOURAD
Presidente da Liga das Senhoras Muçulmanas. Destaca exemplos nos escritos do Islã, que defendem a igualdade e a justiça.
10 -  DAMASKINOS MANSOUR
Arcebispo Metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina. Pronuncia-se em língua estrangeira sem tradução simultânea.
11 -  HASSAN GARIB
Diretor da Associação Beneficente Islâmica do Brasil. Diz sobre a oportunidade que o Congresso Islâmico proporciona de expor a visão do Islã referente ao tema: "O Islã contra a discriminação".
12 -  MONSENHOR SANTI
Representante da Igreja Católica no Congresso Islâmico. Agradece pela oportunidade de participar do presente Congresso.
13 -  RICARDO CERQUEIRA LEITE
Membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Reflete sobre a discriminação, principalmente a religiosa.
14 -  NAWFAL ASSA MOSA ALSSABAK
Vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Iraque. Tece considerações sobre as funções da Câmara de Comércio e o apoio que dará aos empresários brasileiros para identificar e explorar as oportunidade que beneficiarão a reconstrução do Iraque.
15 -  PAULO SAAD JAFET
Vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Demonstra o apoio do Grupo para a divulgação da verdade da comunidade islâmica.
16 -  SAID MOURAD
Presta homenagem ao Sr. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.
17 -  JAMILE ABDEL LATIF
Diretora do Instituto Jerusalém do Brasil. Fala sobre a atuação do Instituto e sua contribuição para a construção de um Estado Palestino onde não haja violência.
18 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia apresentação musical.
19 -  MARIAM AHMAD SAIFI
Professora do Instituto Aysha de Memorização do Alcorão. Discorre sobre o papel da mulher na sociedade e a discriminação que sofrem no decorrer dos séculos.
20 -  MUFTI ABDUL FATAH AL BEZM
Pronuncia-se em idioma estrangeiro sem tradução simultânea.
21 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia apresentação teatral e de vídeo sobre congressos e atividades assistenciais islâmicos.
22 -  AHMAD ALI SAIFI
Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina e Caribe, como também do presente Congresso. Faz agradecimentos aos Deputados Jamil Murad e Said Mourad pela oportunidade de falar sobre mundo muçulmano. Narra a última peregrinação do Profeta.
23 -  Presidente SAID MOURAD
Destaca a atualidade do tema abordado neste Congresso e dá seu depoimento sobre o inconformismo dos muçulmanos diante das injustiças. Faz agradecimentos a todos que ajudaram na presente sessão. Encerra a sessão.
alesp