21/03/2005 - 7a Solene

HOMENAGEM AO DIA DA COMUNIDADE ÁRABE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/04/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA / RODRIGO GARCIA
1 -  Presidente RODRIGO GARCIA
Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada atendendo solicitação do Deputado Romeu Tuma, com a finalidade de homenagear o Dia da Comunidade Árabe. Convida todos os presentes para, de pé, entoarem o Hino Nacional Brasileiro. Expressa a alegria da Assembléia Legislativa em poder realizar a homenagem aos árabes e seus descendentes.
2 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência.
3 -  SAID MOURAD
Admira a audácia e a coragem dos imigrantes. Reflete sobre a recente eleição da Mesa Diretora da Casa. Cumprimenta o Deputado Romeu Tuma pela iniciativa de propor este sessão solene.
4 -  ZUZA ABDUL MASSIH
Destaca a necessidade de união em torno da causa árabe, a despeito da batalha política efetuada para dividir os povos árabes.
5 -  PEDRO TOBIAS
Critica a omissão dos governos locais ante a ação estrangeira no mundo árabe.
6 -  REZKALLA TUMA
Ex-Presidente da Fearab-América e Presidente do Conscre, Conselho das Comunidades Estrangeiras da Assembléia Legislativa, afirma que a cultura árabe é a base de toda a civilização ocidental. Lamenta a supremacia do capitalismo selvagem em detrimento da personalidade humana. Defende a retomada da convivência e da valorização do ser humano.
7 -  DAMASKINOS MANSOUR
Arcebispo da Catedral Ortodoxa, relata o que a coletividade árabe fez para o Brasil. Aponta o amor pelo povo brasileiro e pela nação brasileira nos países árabes. Fala sobre a situação da Síria e do Líbano.
8 -  ALI DIAB
Embaixador da Síria no Brasil, afirma que não medirá esforços para manter as relações entre os dois países e evoluí-las. Declara que a Síria está a favor do assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.
9 -  ROMEU TUMA
Senador da República, considera que não há uma cidade no país em que a comunidade árabe não se faça presente. Questiona a falta de unidade do mundo árabe, apesar de todos falarem a mesma língua. Menciona projeto de sua autoria que institui o Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil, a ser comemorado no dia 25 de março.
10 -  SAID MOURAD
Convida todos a participarem de comemoração no Clube Homs, nesta capital, para celebrar a instituição da data de 25 de março.
11 -  Presidente ROMEU TUMA
Historia o florescimento do mundo árabe. Discorre sobre a formação da comunidade árabe no Brasil. Ressalta a oportunidade de trabalho e progresso que aqui tiveram os imigrantes. Parabeniza o Brasil por ser um país tolerante e que contempla a convergência de ideais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp