15/04/2005 - 13a Solene

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA POLÍCIA CIVIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/04/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o centenário da Polícia Civil. Convida todos para, de pé, ouvirem a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  GILBERTO NASCIMENTO
Deputado Federal, diz que o policial é um homem vocacionado para a carreira qu escolheu. Critica os baixos salários pagos aos policiais paulistas. Defende a manutenção do inquérito policial a cargo dos delegados de polícia.
3 -  VANDERLEI SIRAQUE
Entende que devem ser valorizadas as carreiras policiais, especialmente os policiais que estão na rua. Prega a integração entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Técnico-Científica.
4 -  ROMEU TUMA
Lamenta a ausência do Senador e também delegado de polícia Romeu Tuma. Afirma que a polícia deve ser tratada como instituição de Estado e não como instrumento de Governo, o que seria sua grande conquista.
5 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Esclarece que foi encaminhado convite ao Senador Romeu Tuma para esta solenidade, não sabendo o motivo pelo qual não chegou às suas mãos. Anuncia a execução de número musical.
6 -  DONISETE BRAGA
Constata que hoje há uma diferenciação muito grande no tratamento do Governo do Estado de São Paulo com relação à estrutura que existe na Polícia Militar e na Polícia Civil. Endossa a necessidade de se aumentarem os salários dos policiais. Assume o compromisso de que haverá agilidade nos projetos de interesse da Polícia Civil nesta Casa.
7 -  CONTE LOPES
Assevera que a polícia precisa recuperar o poder de polícia. Protesta contra a inversão de valores onde a palavra do bandido vale mais do que a do policial. Comenta ocorrências de que participou como policial militar, quando os valores vigentes eram outros. Pede melhores salários para a polícia.
8 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Homenageia a investigadora Elza Pimentinha, uma das pioneiras da presença da mulher na carreira policial.
9 -  ZULAIÊ COBRA RIBEIRO
Deputada Federal, fala da PEC que apresentou no Congresso Nacional para unificar as Polícias Militar e Civil. Alega que as mudanças e melhorias pretendidas na polícia começam pela legislação federal, especialmente a Constituição.
10 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical.
11 -  RICARDO TRIPOLI
Ressalta que a Polícia Civil, nos últimos anos, tem dado um grande salto de qualidade pela sua performance, sendo uma polícia aparelhada e com competência igual ou maior do que as de outros estados e países. Assegura que a instituição pode e deve contar com a colaboração da bancada do PSDB.
12 -  LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO
Presidente da OAB, seção São Paulo, posiciona-se a favor da Lei Orgânica da Polícia Civil, da equiparação das carreiras jurídicas e da exclusividade da investigação criminal pela Polícia Civil.
13 -  MARCO ANTONIO DESGUALDO
Delegado Geral de Polícia, recorda o surgimento da Polícia Civil e defende o papel do delegado de polícia, profissional bacharel em direito. Elenca os avanços e conquistas atuais da polícia.
14 -  MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA
Secretário de Estado Adjunto da Segurança Pública, neste ato representando o Governador Geraldo Alckmin, deixa consignado o reconhecimento do governo e do povo paulista pelo trabalho que a Polícia Civil desenvolve. Aborda os investimentos e a consideração do governo para com a polícia. Rebate as critícas à política estadual de segurança e as tentativas de responsabilizar a polícia pela violência e pela criminalidade.
15 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical. Agradece o respeito da população e o carinho dos familiares dos policiais. Expressa a admiração desta Casa de Leis pelo trabalho da Polícia Civil. Entrega placa de homenagem ao Delegado Geral de Polícia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp