25/04/2005 - 15a Solene

HOMENAGEM AOS MÁRTIRES ARMÊNIOS MORTOS PELOS TURCOS NO GENOCÍDIO DE 1915
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/05/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ARNALDO JARDIM
1 -  ARNALDO JARDIM
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os Mártires Armênios Mortos pelos Turcos no Genocídio de 1915. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hinos Nacionais da Armênia e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Afirma que essa homenagem constitui um ato de memória e de militância para reafirmar a causa Armênia, e para que o genocídio seja reconhecido por todos os países e também pelo governo turco.
2 -  DALMO DE ABREU DALLARI
Coordenador da Cátedra Unesco/USP de Direitos Humanos, fala da história do povo armênio, destacando os fatores geopolíticos, jurídicos e religiosos que levaram ao genocídio de 1915.
3 -  ACHOT YEGHIAZARIAN
Cônsul-geral da República Armênia, agradece a iniciativa desta homenagem, que se repete desde 1989, afirmando que seu objetivo é a memória, a solidariedade e o respeito pelos antepassados. Lamenta o não-reconhecimento e a deturpação do genocídio perpetrada pelo governo turco.
4 -  Presidente ARNALDO JARDIM
Anuncia a apresentação de números musicais. Considera que o genocídio que foi vítima o povo armênio é um crime de lesa-humanidade, que não tem prescrição, e que esta Casa, ao realizar anualmente sessões solenes para lembrá-lo, contribui para seu reconhecimento por toda a comunidade internacional. Informa o lançamento pelos Correios, ao final desta sessão solene, de carimbo evocativo aos 90 anos do Genocídio Armênio. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp