02/02/2000 - 1ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/02/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : EDNA MACEDO / GILBERTO NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência.
2 -  CICERO DE FREITAS
Ao comunicar o assassinato, ontem, do delegado de polícia Dr. Luciano Heitor, discorre sobre o problema relativo à segurança pública no Estado.
3 -  JAMIL MURAD
Manifesta sua indignação com o status quo, com a situação de desemprego, miséria e sofrimento do povo. Critica o plano plurianual trazido hoje à Casa pelo Secretário de Planejamento, Montoro Filho.
4 -  AGRIPINO LIMA
Apela ao Governador que encaminhe a esta Casa um projeto que proponha uma melhor e justa reestruturação funcional e salarial para os agentes de segurança penitenciária.
5 -  JOSÉ DE FILIPPI
Registra sua solidariedade pessoal e política ao Deputado José Genoíno, até a semana passada líder do PT na Câmara Federal. Defende sua conduta ética, em 1972, quando foi preso na guerrilha do Araguaia. Pede a transcrição de um artigo do Deputado José Genoíno, publicado hoje na "Folha de S. Paulo", intitulado "A dor do passado".
6 -  JILMAR TATTO
Discorre sobre a importância do ano em curso por causa das eleições municipais, ocasião em que o povo poderá mudar a política do Governo Federal, por sua posição nas urnas.
7 -  SIDNEY BERALDO
Depois de informar que há seis CPIs em andamento na Casa, ressalta que a Assembléia cumpre seu papel de acompanhar e fiscalizar o governo. Comunica ter havido, hoje, com a presença do Deputado Arnaldo Jardim e do Presidente Vanderlei Macris, reunião para discussão da segunda fase do andamento do Fórum São Paulo Século 21.
8 -  MILTON FLÁVIO
Depois de elogiar a atuação firme do Presidente Vanderlei Macris, detém-se na consideração do ano aleitoral municipal. Anuncia que o PSDB tem candidato não lançado, o vice-governador do Estado, Geraldo Alckmin.
9 -  ALBERTO CALVO
Dá boas-vindas a todos que trabalham na Casa. Congratula-se com o Presidente pela solenidade de abertura dos trabalhos da Casa. Reporta-se às festividades em São Vicente e à instalação do Governo, lá, por três dias.
10 -  VITOR SAPIENZA
Lê e comenta Questão de Ordem referente à participação proporcional do PPS nas comissões temáticas. Refere-se a projeto que altera o ICMS enviado pelo Governador.
11 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
12 -  PEDRO TOBIAS
Reclama dos altos preços dos remédios, defendendo o tabelamento e a redução do ICMS.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CICERO DE FREITAS
Faz referência a discrepâncias nos discursos do Governador e do Presidente da Casa na sessão inaugural do ano legislativo ocorrida ontem. Preocupa-se com a falta de segurança pública.
14 -  VAZ DE LIMA
Lê e comenta artigo do Governador intitulado "Guerra fiscal, essa desconhecida" e do ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, intitulado "Chapéu Alheio", ambos publicados no jornal "O Estado de S. Paulo", bem como editorial do mesmo periódico, intitulado "Uma guerra contra o País" (aparteado pelo Deputado Vitor Sapienza).
15 -  NEWTON BRANDÃO
Trata da visita do ministro da Saúde a parturiente em Santo André. Preocupa-se com a atual gestão do sistema de saúde do município.
16 -  CARLINHOS ALMEIDA
Elogia a atuação da Embraer. Preocupa-se com notícias da venda de parte de seu capital a empresas estrangeiras.
17 -  JILMAR TATTO
Analisa a privatização da Eletropaulo. Anuncia que está recolhendo assinaturas para a criação de uma CPI para apurar a relação do Estado com a Eletropaulo.
18 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo artigo 82,relata problemas dos moradores de Perus com relação à falta de água. Comenta que centenas de moradores do conjunto habitacional Recanto Paraíso foram à Sabesp exigir seus direitos. Apela aos Srs. Deputados para auxiliarem nesta reivindicação.
19 -  MILTON FLÁVIO
Pelo artigo 82, anuncia a presença do Ministro da Justiça, José Carlos Dias, para participar de reunião com os Líderes da Casa que também decidirá a diretriz dos trabalhos na Casa para a próxima semana. Solicita o levantamento da sessão.
20 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/02, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp