05/08/2005 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/08/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA
1 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, para comemorar o Dia da Comunidade Alemã. Convida todos para, de pé, ouvirem os Hinos Nacionais da Alemanha e do Brasil.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Representante da Comunidade Alemã no Conscre desta Assembléia Legislativa, assegura que esta data enaltece cada vez mais as relações entre o Brasil e a Alemanha. Põe-se à disposição desta Casa para estreitar ainda mais os laços que unem estes dois países.
3 -  INGO RENAUX
Presidente de Honra da Corporação Alemã em São Paulo, agradece aos Deputados desta Casa pelo PL que institui o Dia da Comunidade Alemã. Recorda as dificuldades que encontram os que para cá imigram e o espírito acolhedor da sociedade brasileira.
4 -  HUBERTUS VON MOOR
Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, aponta que a imigração dos alemães ao Brasil deu início a uma cooperação muito proveitosa para os dois países, processo este que se mantém até hoje.
5 -  Presidente ROMEU TUMA
Expõe os motivos que o levaram a propor a criação do Dia da Comunidade Alemã. Tece algumas considerações sobre o que vem acontecendo no país e conclama os eleitores a exercerem seus direitos com responsabilidade. Historia o movimento imigratório alemão. Assevera que a Alemanha é hoje uma das principais parceiras do Brasil nas áreas econômica e cultural. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp