11/08/2005 - 111ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA / VINICIUS CAMARINHA
1 -  VINICIUS CAMARINHA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ROMEU TUMA
Lembra que hoje, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado, e homenageia a categoria.
3 -  VANDERLEI SIRAQUE
Informa que participará da Frente Parlamentar pela Proibição do Comércio de Armas de Fogo para Civis, a ser instalada nesta Casa dia 15/8, tendo em vista a realização, dia 23/10, de referendo sobre a questão.
4 -  MILTON FLÁVIO
Registra aprovação pelo Prefeito José Serra de regulamentação para a categoria de trabalhadores com motocicletas. Saúda o sindicato da categoria. Cumprimenta Sérgio Maranhão, responsável pelo Centro de Educação - CED por melhorias em pista de treinamento.
5 -  JOSÉ BITTENCOURT
Homenageia a classe dos advogados pela passagem de seu dia.
6 -  DONISETE BRAGA
Lamenta decisão do Governador de fechar o cursinho Pró-Universitário, que funcionava em parceira com a USP na Zona Leste da capital. Anuncia que representantes do MEC vistoriaram hoje o terreno da futura Universidade Federal do Grande ABC, a ser instalada em Santo André.
7 -  LUIS CARLOS GONDIM
Refere-se a entrega, ontem, do 1º Prêmio Responsabilidade Social, patrocinado pelo jornal "Mogi News", da região do Alto Tietê. Informa que fez moção pedindo ao Governo Lula que dê solução para a greve do INSS.
8 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Homenageia a Associação Atlética Ponte Preta pela passagem do 105º aniversário de fundação.
9 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta os advogados pela passagem de seu dia. Discorre sobre a falta de capacidade do PT, neste momento, de articular-se no Congresso Nacional.
10 -  Presidente VINICIUS CAMARINHA
Anuncia a visita dos Vereadores Luiz Carlos Cimini Saud e Paulo José Brigliadori, de Jardinópolis.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  RICARDO TRIPOLI
Cumprimenta os advogados pela comemoração de seu dia. Reflete sobre a atual crise política que afeta o país. Critica a Polícia Federal pela forma que cumpre os mandados judiciais, com a invasão dos escritórios de advocacia. Comenta sua participação em seminário sobre a ética no processo de governança (aparteado pelos Deputados Simão Pedro, Ricardo Castilho e Vinicius Camarinha).
12 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência. Associa-se ao Deputado Ricardo Tripoli na homenagem aos advogados.
13 -  MILTON FLÁVIO
Tece comentários sobre a crise política. Pede ao Presidente Lula que governe e mobilize sua bancada de sustentação no Congresso Nacional.
14 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Compara o discurso crítico do PSDB ao governo federal com a prática política do governo estadual, apontando sua incoerência (aparteado pelo Deputado Vanderlei Siraque).
15 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, responde ao Deputado Sebastião Arcanjo e aponta diferenças nas denúncias que envolvem o PT e o PSDB. Considera que o Presidente Lula não quer assumir as responsabilidades que lhe cabem. Lê o artigo "Uma vela para Lula", publicado pelo "Diário da Serra", de Botucatu.
16 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Pelo art. 82, afirma que o Deputado Milton Flávio confunde o papel do Executivo e do Parlamento, quanto à votação da MP do salário mínimo no Senado. Observa que o PSDB quer discutir as contas do PT, mas não as suas próprias.
17 -  ROSMARY CORRÊA
Pelo artigo 82, lembra ao Deputado Sebastião Almeida que o Governo Lula segue os parâmetros econômicos traçados pelo Governo FHC. Fala de sua tristeza com a crise política, que denigre a imagem da classe política como um todo. Expressa sua satisfação com a aprovação de PL do Deputado Fausto Figueira que deu o nome do Deputado Osvaldo Justo a viaduto na Rodovia dos Imigrantes.
18 -  Presidente ROMEU TUMA
Associa-se ao pronunciamento da Deputada Rosmary Corrêa.
19 -  MARQUINHO TORTORELLO
Pelo art. 82, pede ao Prefeito de São Caetano que reavalie sua decisão acerca do Ipasm, o Instituto de Previdência e Assistência Social Municipal. Homenageia os pais pela passagem de seu dia e o Deputado Romeu Tuma pelo seu aniversário.
20 -  RENATO SIMÕES
Para comunicação, lembra a passagem dos dez anos da morte do Deputado Federal Florestan Fernandes, citando homenagens que lhe foram prestadas. Fala de sua luta em prol da universidade pública e da atualidade de seu pensamento sociológico.
21 -  RENATO SIMÕES
De comum acordo entre as Lideranças, pede o levantamento da sessão
22 -  Presidente ROMEU TUMA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/8, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp