05/09/2005 - 128ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/09/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : UBIRATAN GUIMARÃES / DONISETE BRAGA / JOSÉ DILSON

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ DILSON
Assume a Presidência.
3 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Comenta o artigo publicado no jornal "O Estado de S. Paulo", de autoria do professor Denis Lerrer Rosenfield, intitulado "Desarmamento e liberdade". Posiciona-se contrário ao desarmamento.
4 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Assume a Presidência.
5 -  JOSÉ DILSON
Justifica seu PL, aprovado nesta Casa na semana passada, que estabelece normas para a gratuidade nos estacionamentos de shopping centers.
6 -  ROSMARY CORRÊA
Cumprimenta o delegado titular do 9º Distrito Policial da Capital por evento promovido neste último final de semana, em comemoração ao centenário da Polícia Civil. Informa que votará a favor do desarmamento.
7 -  VANDERLEI SIRAQUE
Comenta estatísticas sobre roubo de veículos no Estado. Cobra ação do Governo, inclusive contra os receptadores. Manifesta esperança de regulamentação do PL 558, que disciplina o funcionamento de desmanches.
8 -  DONISETE BRAGA
Requer a instalação de unidades do Instituto Médico Legal em Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá, bem como de uma Seccional de Polícia nesta última cidade.
9 -  VANDERLEI SIRAQUE
Refere-se a estatística do DataSus que apontou queda de 8,1% nos homicídios no país em 2004, creditando-a ao Estatuto do Desarmamento. Apóia a proibição da venda de armas de fogo.
10 -  DONISETE BRAGA
Assume a Presidência.
11 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Questiona a relação direta entre o número de cidadãos armados e a quantidade de incidentes com armas de fogo, citando como exemplos o Rio Grande do Sul e a Suíça. Considera que o referendo sobre o desarmamento constitui-se em farsa. Propugna pelo direito de defesa e da propriedade.
12 -  VANDERLEI SIRAQUE
Compara os índices de violência nos EUA com os dos demais países desenvolvidos do G-7. Sustenta que os países sem cultura de armamento têm menos homicídios e criminalidade.
13 -  VANDERLEI SIRAQUE
Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.
14 -  Presidente DONISETE BRAGA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp