03/02/1999 - 3ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/02/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : ELÓI PIETÁ
1 -  ELÓI PIETÁ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JUNJI ABE
Expressa satisfação de anunciar a inauguração de prédio escolar da Fundação Educacional e Assistencial Instituto D. Placidina, em Mogi das Cruzes. Lê pronunciamento que fez na referida inauguração.
3 -  CESAR CALLEGARI
Refere-se à solenidade de despedida dos Deputados Estaduais que foram eleitos para a Câmara Federal, quando afirmou a responsabilidade que eles terão em Brasília neste momento de crise econômica e de governabilidade . Lê pronunciamento do Deputado Almino Alffonso feito por ocasião do encerramento de seu mandato na Câmara Federal.
4 -  JAMIL MURAD
Considera indefensável a nomeação de assessor do especulador George Soros para o Banco Central. Cita o presidente do PT, José Dirceu, que considera que o Brasil está se tornando um protetorado. Lamenta a entrega, por privatizações, de empresas como Vale do Rio Doce, empobrecendo o patrimônio nacional.
5 -  ROBERTO GOUVAIA
Manifesta sua preocupação quanto à taxa anual de crescimento da população brasileira em relação à oferta de empregos.
6 -  DJALMA BOM
Usa da palavra para considerar a luta dos trabalhadores demitidos da Ford como uma "via sacra". Responsabiliza o capital americano, o FMI e os banqueiros e latifundiários pela situação do desemprego no País.
7 -  VANDERLEI MACRIS
Comunica a esta Casa que está deixando a Liderança do Governo Mário Covas, tendo em vista a próxima eleição da Mesa e anuncia a sua candidatura. Agradece a todos que colaboraram com seu trabalho frente à Liderança governista.
8 -  PRESIDENTE ELÓI PIETÁ
Cumprimenta o Deputado Vanderlei Macris pela sua atuação como Líder da bancada do Governo.
9 -  MILTON FLAVIO
Comenta a saída do Deputado Vanderlei Macris da Liderança do Governo. Elogia a sua atuação parlamentar. Anuncia que o Deputado Sidney Beraldo passará a responder pela Liderança, afirmando que não tem dúvidas de sua competência.
10 -  PRESIDENTE ELÓI PIETÁ
Informa que o Presidente efetivo encontra-se ausente para participar de ato oficial no Tribunal de Justiça e saúda o ex-Deputado Wadih Helú, presente no Plenário.
11 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Elogia a atuação parlamentar dos Deputados Vanderlei Macris e Sidney Beraldo, historiando suas carreiras políticas e suas atuações neste Parlamento.
12 -  CESAR CALLEGARI
Tece comentários elogiosos e agradece a atuação como Líder do Governo do Deputado Vanderlei Macris, que deixa o posto para assumir sua pré-candidatura à Presidência desta Casa. Considera que a Assembléia deva se pautar mais pelo dissenso que pelo consenso por ser uma Casa de debates democrática. Saúda o novo Líder, Deputado Sidney Beraldo.
13 -  CALDINI CRESPO
Falando pelo Líder do PFL, registra seu reconhecimento ao trabalho na Liderança do Governo do Deputado Vanderlei Macris e deseja-lhe sucesso em sua nova empreitada. Considera o Deputado Sidney Beraldo como um eficaz substituto, afirmando que sua bancada está aberta ao diálogo tendo em vista o que for melhor para o Estado.
14 -  ROBERTO GOUVEIA
Homenageia, em nome do PT, os Deputados Vanderlei Macris e Sidney Beraldo e elogia o saldo positivo do Colégio de Líderes. Reconhece que esta legislatura fez um avanço importante, a aprovação de projetos de Parlamentares, que, embora por vezes vetados pelo Governador, sofrerão nova deliberação por esta Casa.
15 -  CONTE LOPES
Cumprimenta o Deputado Vanderlei Macris, desejando-lhe sorte na sua nova empreitada, a Presidência da Casa. Saúda o novo Líder do Governo, Deputado Sidney Beraldo.
16 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta o Deputado Vanderlei Macris quando da sua condução na Liderança do Governo e faz um histórico de sua carreira política. Parabeniza o Deputado Sidney Beraldo por ter sido escolhido Líder do Governo.
17 -  SIDNEY BERALDO
Agradece as palavras de apreço e motivação. Parabeniza o Deputado Vanderlei Macris pela profícua missão que teve como Líder do Governo e manifesta o seu apoio à candidatura do Deputado à Presidência da Casa. Faz uma preleção sobre seus objetivos como Líder do Governo.
18 -  PRESIDENTE ELÓI PIETÁ
Parabeniza o Deputado Vanderlei Macris pelo trabalho exercido como Líder. Saúda o Deputado Sidney Beraldo pela missão que terá pela frente como representante do Governo.
19 -  DJALMA BOM
De comum acordo com as Lideranças, solicita a suspensão dos trabalhos até às 17h 30min.
20 -  PRESIDENTE ELÓI PIETÁ
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h57min.
21 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e reabre os trabalhos às 17h 40min.
22 -  RENATO SIMÕES
Havendo acordo entre as Lideranças, solicita o levantamento da sessão.
23 -  PRESIDENTE NIVALDO SANTANA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão de 4/2, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp