08/03/1999 - 23ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/03/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : ALBERTO CALVO
1 -  ALBERTO CALVO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  PAULO TEIXEIRA
Pelo artigo 82, felicita as mulheres pela passagem de seu dia, reafirmando o compromisso do PT com a luta das mulheres brasileiras.
3 -  ERASMO DIAS
Pelo artigo 82, soma-se às homenagens à mulher. Repudia a maneira irresponsável com que a imprensa tem tratado o episódio da máfia dos camelôs. Protesta contra o fato de os jornais denegrirem, sem medir conseqüências, dos Parlamentares desta Casa.
4 -  PAULO TEIXEIRA
Refere-se a debate publicado nos jornais entre o Ministro Raul Jungmann e o coordenador nacional do MST João Pedro Stédile. Critica política agrária brasileira, que privilegia os latifúndios e causa importação de produtos agrícolas. Comenta a necessidade de reforma agrária no País. Lê entrevista de João Pedro Stédile concedida à "Folha de S. Paulo".
5 -  CONTE LOPES
Protesta contra o fato de ter sido arrolado pela imprensa como um dos beneficiários da máfia dos fiscais. Desvincula seu nome ao do Vereador Cosme Lopes. Faz histórico de sua vida pública e como policial, afirmando que sempre manteve sua integridade, colocando-se à disposição para investigação pela Casa.
6 -  JUNJI ABE
Pelo artigo 82, lê documento em homenagem à mulher brasileira como comemoração do Dia Internacional da Mulher.
7 -  ERASMO DIAS
Comenta que na vida pública teve que conviver com posturas permissivas com as quais não concorda. Afirma que a imprensa não está ouvindo os dois lados no caso da máfia dos fiscais, e que está enxovalhando Deputados probos. Apela à Mesa para que não fique omissa no caso, para que um Deputado acusado não fique sem o direito de defesa.
8 -  ROSMARY CORRÊA
Solidariza-se com o Deputado Conte Lopes. Lembra as origens do Dia Internacional da Mulher. Analisa as vitórias da mulher brasileira, mas lembra que a luta ainda não terminou. Reclama da intenção do Governo Federal de, após acabar com a aposentadoria especial, querer limitar a licença maternidade. Considera o 8 de Março uma data para reflexão.
9 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Solidariza-se com o Deputado Conte Lopes, considerando uma leviandade as acusações levantadas contra ele. Pede que esta infâmia seja reparada. Cumprimenta Deputadas e funcionárias pelo Dia Internacional da Mulher.
10 -  PAULO TEIXEIRA
Comenta estudo do economista Márcio Pochmann, afirmando que o Brasil, de 1985 a 1998 teve uma queda de 43% no nível de emprego, e que isso se deveu ao aumento das importações, e ainda mais, a política econômica brasileira no período só foi benéfica aos países do Primeiro Mundo. Lê artigo da "Folha de S. Paulo", denominado "Brasil 'exporta' 1,2 milhão de empregos".
11 -  CONTE LOPES
Reclama ser obrigado vir à tribuna justificar sua honestidade. Agradece o apoio dos demais Parlamentares. Indaga se o intuito da imprensa é apurar ou difamar. Coloca-se à disposição da Comissão de Ética e pede que a Casa tome providências junto à imprensa.
12 -  PAULO TEIXEIRA
Por acordo de Lideranças, solicita o levantamento da sessão.
13 -  PRESIDENTE ALBERTO CALVO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/03, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp