26/04/1999 - 5a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO ARMÊNIO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/05/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS / CONTE LOPES
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Nomeia e saúda as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação do Deputado Conte Lopes, com a finalidade de homenagear o "Dia da Solidariedade para com o Povo Armênio". Convida a todos para ouvir a execução dos Hinos Nacionais da República Armênia e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar. Dá conhecimento de carta sobre o massacre armênio.
2 -  CONTE LOPES
Assume a Presidência.
3 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta os presentes. Homenageia o povo armênio e congratula-se com suas vitórias.
4 -  WILLIANS RAFAEL
Discorre sobre o genocídio de 1915, e sobre a vitória do povo armênio, que soube se organizar e conservar sua milenar cultura, e de sua contribuição para a sociedade paulista.
5 -  VREJHI SANAZAR
Na qualidade de jornalista, lamenta que o genocídio de 1915 ainda não seja reconhecido pelas grandes potências. Fala sobre a atuante comunidade armênia de Osasco. Expressa sua alegria por ver a Armênia independente após sofrer 70 anos sob o jugo da URSS.
6 -  EDSON ARANTES CORRÊA FILHO
Em nome da Associação Paulista de Defesa da Cidadania, cumprimenta os presentes e homenageia os mortos armênios de 1915, que lutavam pela sua terra.
7 -  ARTUR ANDRANIC LULOIAN
Como Professor da Fundação Getúlio Vargas e representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Armênia, saúda as autoridades presentes. Relembra o passado, exalta o valor do povo armênio e seus exemplos para as gerações atuais.
8 -  YERVANT TAMDJIAN
Professor titular da cadeira de armênio da Universidade de São Paulo, cumprimenta as autoridades. Historia os antecedentes que levaram os turcos a exterminarem os armênios em 24 de abril de 1915.
9 -  DATEV KARIBIAN
Como Arcebispo e Prelado Titular da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, agradece a homenagem ao povo armênio e a seus mártires. Expressa sua esperança de que se faça justiça ao povo armênio.
10 -  ASHOT YEGHIAZARIAN
Cônsul-geral da República Armênia, cumprimenta os presentes. Comenta que há 10 anos esta Casa homenageia o povo armênio, que luta na diáspora pela reorganização de seu país.
11 -  ANTÔNIO HENRIQUE CAMPOLINA MARTINS
Professor de Ética do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, considera o Genocídio Armênio de 1915 um dos maiores escândalos do século XX, por ser ignorado ou até negado por outras nações. Afirma que apesar de tudo a Armênia ainda vive e que, independente desde 1991, está ressurgindo.
12 -  Presidente CONTE LOPES
Homenageia o "Dia da Solidariedade para com o Povo Armênio". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp