07/05/1999 - 36ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/06/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO VANDERLEI MACRIS / JOSÉ AUGUSTO
1 -  JOSÉ AUGUSTO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  PAULO TEIXEIRA
Pelo artigo 82, informa sobre o desabamento do telhado de supermercado na zona sul da Capital e sugere que um grupo de Deputados vá até o local para possíveis providências.
3 -  Presidente JOSÉ AUGUSTO
Acolhe a sugestão e sugere os nomes dos Deputados Arnaldo Jardim, Marquinho Tortorello e Newton Brandão.
4 -  EDIR SALES
Presta homenagem às mães pela passagem de seu dia no próximo domingo.
5 -  ROSMARY CORRÊA
Solidariza-se às homenagens prestadas às mães. Tece comentários sobre os recentes episódios ocorridos na Febem e seus desdobramentos políticos.
6 -  HAMILTON PEREIRA
Demonstra sua preocupação com a questão da violência nas escolas. Faz relato de sua luta para a aprovação do PL 382/97, que instituiu o "Programa Interdisciplinar e de Participação Comunitária para a Prevenção e Combate à Violência" nas escolas da rede pública do Estado. Agradece a todos que, de alguma forma, colaboraram para a aprovação do projeto.
7 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
8 -  PAULO TEIXEIRA
Relata uma série de problemas na Febem que são os geradores desta situação de caos por que a instituição vem passando. Discorda da opinião emitida pela Deputada Rosmary Corrêa sobre aquela entidade. Conclui, tecendo críticas à política do Governo Covas à sua política habitacional.
9 -  ROSMARY CORRÊA
Pelo artigo 82, comenta as ponderações do Deputado Paulo Teixeira. Cita o padre Júlio Lancelotti como o responsável direto pelas últimas rebeliões na Febem.
10 -  PAULO TEIXEIRA
Para uma reclamação, defende o padre Lancelotti, que tem um trabalho todo voltado para os menores e entende que os verdadeiros responsáveis são os funcionários da Febem, provocadores da rebelião.
11 -  ROSMARY CORRÊA
Para uma reclamação, relata sua experiência como ex-Secretária responsável pela Febem. Não concorda com o Deputado Paulo Teixeira, que culpa os funcionários, e acha que a culpa é da falta de uma política do Governo voltada para a regionalização da Febem. Mostra-se indignada com a insinuação da Secretária atual de que, quando assumiu, encontrou uma casa bagunçada.
12 -  WALTER FELDMAN
Pelo artigo 82, relembra o esforço do Governador em reunir a Secretária da Promoção Social, o Presidente da Febem, o Presidente do Tribunal de Justiça e o Ministério Público para discutirem esse problema da Febem. Informa que o PSDB já designou os Deputados José Carlos Stangarlini e Rodolfo Costa e Silva para participarem de estudos visando este grave problema. Dá outras informações sobre providências a serem tomadas. Lê relatório sobre a rebelião.
13 -  CONTE LOPES
Pelo artigo 82, comenta a polêmica sobre a rebelião e fuga dos menores da Febem. Relata sua luta pela diminuição da maioridade para os 16 anos .
14 -  CESAR CALLEGARI
Pelo artigo 82, desculpa-se com a Secretaria da Educação por nota publicada, de forma incorreta, no "Diário Popular".
15 -  NIVALDO SANTANA
Pelo artigo 82, demonstra sua preocupação com a tese do Governo FHC de privatizar o setor de saneamento básico.
16 -  MARQUINHO TORTORELLO
Defende os esportistas amadores, em especial os judocas, que têm representado o Brasil com grande sucesso. Informa ter entrado com Moção para que o Congresso Nacional proponha, através de projeto de lei, medida que obrigue as Federações e Confederações a assumirem as despesas dos atletas para representarem seus Estados e o País em competições oficiais, nacionais e internacionais. Destaca a importância da unificação dos Tribunais de Alçada que passarão a economizar e enxugar a máquina pública.
17 -  JOSÉ DE FILIPPI
Relata a realização do Tribunal da Dívida Externa, ocorrido no Rio de Janeiro, em abril passado. Informa a apresentação de projeto de lei dispondo sobre o exercício do poder de fiscalização dos Deputados estaduais. Solicita a suspensão da sessão até as 16h30min. (aparteado pelo Deputado Rodolfo Costa e Silva).
18 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h54min.
19 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h34min.
20 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Renato Simões solicitando a nomeação de uma Comissão de Representação com o objetivo de participar da "Audiência Nacional Preparatória da II Sessão do Tribunal Internacional do Trabalho Infantil", a realizar-se, em 08/05, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Carlos Zarattini propondo a constituição de uma Comissão de Representação a fim de acompanhar a "Audiência Pública sobre a privatização da Cesp", a realizar-se em 10/06, na Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul. Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Vanderlei Siraque, propondo a constituição de uma Comissão de Representação com a finalidade de participar do Encontro Nacional de Municípios a realizar-se de 11 a 13/05, em Brasília. Convoca os Srs. Deputados para as sessões solenes: com a finalidade de se comemorar a Abolição da Escravatura, no dia 28/05, às 20h, com a finalidade de se comemorar o 30º aniversário da Ceagesp, no dia 31/05, às 20h, com a finalidade de se comemorar o Dia da Comunidade Italiana, no dia 07/06, às 20h, para homenagear o Professor Francisco Marins, no dia 14/06, às 20h, e com o objetivo de se comemorar o 68º aniversário do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT), no dia 21/06, às 20h.
21 -  ELÓI PIETÁ
De comum acordo com as Lideranças, solicita o levantamento da sessão.
22 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10/05, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp