17/05/1999 - 7a Solene

FÓRUM DE DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/06/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : MÁRCIO ARAÚJO
1 -  MÁRCIO ARAÚJO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva por requerimento do Deputado, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar um fórum de debate contra a violência no Estado. Convida a todos para ouvirem a execução do Hino Nacional. Em seguida, justifica a necessidade do evento, no intuito de alertar as autoridades para o problema.
2 -  EDNA MACEDO
Em nome do PTB, falA da universalidade do problema como conseqüência do vácuo do poder público. Discorre sobre o crescimento do crime organizado e do narcotráfico, reflete sobre as razões que levam à criminalidade no Brasil e propõe a retomada do tratamento das questões sociais.
3 -  CONTE LOPES
Em nome do PPB, saúda o Deputado Márcio Araújo e os demais presentes. Cita as dificuldades da Polícia Militar para enfrentar o problema e aponta falhas no sistema prisional.
4 -  WILLLIANS RAFAEL
Em nome do PL, apresenta dados sobre a violência, refere-se à atuação dos parlamentares quanto ao problema, na esperança de uma sociedade mais igualitária.
5 -  WILSON MORAIS
Em nome do PSDB, reporta-se ao desempenho das Polícias Civil e Militar e ao tratamento do Executivo paulista para combater a violência. Faz comparação com a polícia americana e sugere atuação conjunta dos vários setores sociais para enfrentar o problema.
6 -  GILBERTO NASCIMENTO
Em nome do PMDB, recorda fatos recentes levados à Tribuna, citando o medo generalizado da população quanto à violência, "verdadeira guerra civil". Elogia a iniciativa e propõe que o Estado utilize todo o aparelhamento disponível para enfrentar o problema.
7 -  CELSO TANAUÍ
Em nome do PTB, pleiteia maior investimento para a segurança pública. Afirma que devem ser apuradas as denúncias feitas pelo Deputado Conte Lopes, louva a coragem da jornalista Rosana Herman, e cita o papel do Legislativo sobre o assunto.
8 -  ELÓI PIETÁ
Como líder do PT, faz reflexão sobre as causas da violência, como a pobreza, o desemprego e a impunidade.
9 -  NOELLE TADEU JORGE ELIAS
Relata o caso de violência de que foi vítima.
10 -  LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA
Capitão PM, representante do Conseg, recorda a atuação da população no combate à máfia italiana, sustentando a mesma necessidade para nosso País. Combate o silêncio da população e sugere maior participação nas Coordenadorias dos Conselhos Comunitários.
11 -  PAULO ROBERTO SIQUETTO
Na condição de Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo, trata do desvio de funções operacionais e administrativas dos vários setores das polícias, propondo fórum permanente contra a violência.
12 -  ROSANA HERMAN
Jornalista e apresentadora do programa "Fala Brasil", da Rede Record de Televisão, fala sobre sua emoção em participar desse evento. Reflete sobre o caráter do povo brasileiro, considera a corrupção geradora de violência nos vários setores sociais, Lembra de reportagens e da responsabilidade da mídia. Sugere o desarmamento.
13 -  EDUARDO ROBERTO DOMINGUES
Na qualidade de presidente da Febem, representando a Senhora Marta Godinho, da Secretaria de Bem-Estar do Menor, enaltece a necessidade de solidariedade e de reconstrução das instituições.
14 -  Presidente MÁRCIO ARAÚJO
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp