28/05/1999 - 10a Solene

COMEMORAÇÃO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/06/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : WILSON MORAIS
1 -  WILSON MORAIS
Assume a Presidência e abre a sessão. Solicita ao Sr. Paulo Pompéia, Chefe do Cerimonial da Afrobrás, que nomeie as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência desta Casa, atendendo à solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar a Abolição da Escravatura. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  PAULO POMPÉIA
Nomeia as autoridades.
3 -  NIVALDO SANTANA
Cumprimenta todos os presentes e, em especial, o Deputado Wilson Morais pela iniciativa de trazer as comemorações do 111º aniversário da Abolição da Escravatura à Assembléia Legislativa. Convida todos a fazerem com ele uma reflexão sobre a história da escravatura no País, no limiar da comemoração dos quinhentos anos de sua história oficial.
4 -  NELSON SALOMÉ
Saúda os presentes e o Deputado Wilson Morais. Declara que a abolição, na verdade, ainda não aconteceu porque os negros não vêem respeitados, na prática, os direitos que a Constituição lhes outorga. Disserta sobre a atuação crescente dos negros na vida social, política e nas artes.
5 -  ANTÔNIO CARLOS ARRUDA DA SILVA
Como Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, saúda os presentes. Fala da satisfação de se dirigir à comunidade negra, em especial, de dialogar com a sociedade paulista em torno das questões que envolvem a população negra. Dentre estas, destaca a educação. Discorre sobre o papel do negro na sociedade. Faz votos para que todos saiam da sessão com nova motivação em busca de um espaço especial.
6 -  THOBIAS ( da Escola de Samba VAI-VAI)
Presidente de honra da Afrobrás, Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento e Sócio Cultural, cumprimenta todos. Fala de sua felicidade de participar da sessão e de ter sido convidado a presidir a Afrobrás. Sublinha o lema dessa entidade, que é a educação. Sem educação, afirma, não há liberdade. Entoa uma canção.
7 -  JOSÉ VICENTE
Na qualidade de Presidente do Conselho Deliberativo da Afrobrás, cumprimenta o Deputado Wilson Morais, na pessoa de quem estende sua saudação a todas as autoridades presentes na Casa. Afirma ser esta sessão um momento desejado, ou seja, o dia em que estaria na Casa do Povo, para proclamar: sem educação, não há liberdade. Aponta os "zumbis da modernidade", dirigindo-se a várias personalidades presentes e homenageando-as.
8 -  ALMIR VICENTINI
Como Diretor da Organização Penhense de Educação, cumprimenta todos e discorre sobre a educação, enfatizando que o País só mudará quando houver educação.
9 -  EVAIR AUGUSTO ALVES DOS SANTOS
Assessor Especial do Dr. José Gregori, Secretário Nacional de Direitos Humanos, a quem representa, saúda todos os presentes. Reporta-se a várias situações de vitória dos direitos humanos e historia alguns deles. Apela para que o Movimento Negro se convença de que é necessário criar outras esferas de discussões e debates como acontece, hoje, nesta Casa.
10 -  MARIA AUGUSTA
Como empresária, cumprimenta os presentes e reafirma a necessidade de educação para todos. Agradece a oportunidade de se dirigir aos presentes.
11 -  ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO
Na condição de ex-presidente da Associação da AOB Ambientalista, cumprimenta os presentes, especialmente o Deputado Cabo Wilson, referindo-se a seu trabalho à frente da Associação da Polícia Militar do Estado.
12 -  Presidente WILSON MORAIS
Presta homenagem aos 111 anos da Abolição da Escravatura. Convida todos a orarem pelo restabelecimento do ex-Deputado João do Pulo. Agradece aos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp