03/10/2005 - 48a Solene

COMEMORAR A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DE PORTUGAL E HOMENAGEAR A COLÔNIA PORTUGUESA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/10/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : UBIRATAN GUIMARÃES
1 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar a Proclamação da República de Portugal e homenagear a Colônia Portuguesa. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução dos Hinos Nacionais de Portugal e do Brasil.
2 -  EDUARDO ANASTÁCIO
Secretário do Santuário de Fátima, faz relato da história de Portugal, desde o descobrimento do Brasil, até a independência, bem como a proclamação da república de Portugal, seu período ditatorial e a entrada de Portugal na ONU; e discorre sobre a contribuição dos portugueses para a formação do povo brasileiro.
3 -  ARTUR ANDRADE PINTO
Presidente do Arouca São Paulo Clube, agradece a todos que vieram prestigiar este evento.
4 -  FERNANDO RAMALHO
Primeiro provedor da Provedoria da Comunidade, fala da honra de receber essa homenagem. Divulga o trabalho assistencial de sua entidade.
5 -  JOSÉ RUFINO TEIXEIRA
Diretor da Casa de Portugal e membro do Conselho da Casa da Ilha da Madeira, reflete sobre a importância desta solenidade para todos os portugueses.
6 -  FREI YVES TERRAL
Ministro provincial da Terceira Ordem de São Francisco, informa que entronizou a imagem de Nossa Senhora de Fátima na sede da Polícia Militar. Lembra que o povo português foi o primeiro da Europa a ter a sua unidade e a atravessar os mares.
7 -  Presidente UBIRATAN GUIMARÃES
Anuncia número musical. Discorre sobre seu orgulho por ter ascendência portuguesa. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp