12/05/2006 - 17a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/06/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Pede que o Sr. Secretário anuncie as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual do Trabalhador da Saúde". Fala da importância da Saúde e dos trabalhadores do setor. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  HAMILTON PEREIRA
Em nome do PT, elogiou o trabalho dos funcionários da saúde. Elogia o Deputado Rafael Silva pelo Projeto de lei nº 1052, de 2003, que instituiu o "Dia Estadual do Trabalhador da Saúde".
3 -  NOELI MARTINS
Médica do Trabalho e Coordenadora Governamental do GTT - Grupo Técnico Tripartite - NR-32 e Auditora Fiscal da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná, historia os trâmites e objetivos da Norma Reguladora - NR 32 - Norma de Segurança e Saúde do Trabalho nos Serviços de Saúde.
4 -  VERA LÚCIA CANTALUPO
Técnica de Segurança do Trabalho, membro da bancada dos empregadores do GTT na NR-32, faz resumo da visão e dos desafios do empregador em relação à NR-32.
5 -  JOEL PEREIRA FÉLIX
Engenheiro de Segurança do Trabalho e Coordenador da Bancada do PT no GTT e na NR-32, faz retrospecto de como foi sua participação na discussão e no acompanhamento da elaboração da NR-32. Fala da necessidade de capacitação do trabalhador e dos desafios para a aplicação da norma no setor da Saúde.
6 -  PAULO KRON
Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal da Saúde, divulga o site da Organização Mundial da Saúde. Afirma que, para salvar vidas, mais importante que equipamentos, é necessário o profissional de saúde.
7 -  KOSHIRO OTANI
Médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde, Coordenador do Programa Estadual da Saúde do Trabalhador neste ato representando o Secretário Estadual da Saúde, destaca a importância e abrangência da NR-32.
8 -  ANTONIO CARLOS DOS REIS (SALIM)
Presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, comenta que começou sua vida sindical na Cipa. Lamenta que o Brasil seja recordista em acidentes do trabalho no mundo, e propugna que esta data se transforme em Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde.
9 -  EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA
Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, agradece a presença de treze caravanas de sindicatos e a iniciativa desta homenagem. Fala sobre a da Lei nº 11.665, de autoria do Deputado Rafael Silva, que propiciou esta solenidade e das dificuldades encontrada par a implementação da NR-32.
10 -  Presidente RAFAEL SILVA
Faz a entrega simbólica da NR-32 ao Sr. Edison Laércio de Oliveira.
11 -  EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA
Faz entrega de placa comemorativa ao Deputado na Presidência.
12 -  Presidente RAFAEL SILVA
Fala da importância do trabalho do setor da Saúde, que acompanha a todos do nascimento à morte, e da necessidade de se ampliar a consciência da cidadania no País. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp