07/06/2006 - 82ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/06/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : NIVALDO SANTANA / SEBASTIÃO ARCANJO / ENIO TATTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Repudia o ato de vandalismo que ocorreu ontem na Câmara dos Deputados, provocado pelo MLST. Pede providências para coibir atos como este.
3 -  ENIO TATTO
Assume a Presidência. Anuncia a visita dos alunos da Escola Estadual Maria do Carmo Barbosa, de Atibaia, acompanhados pelo Deputado Edmir Chedid.
4 -  NIVALDO SANTANA
Comenta a atitude do Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, frente à invasão do Congresso e à agressão sofrida por funcionários, ontem em Brasília.
5 -  PALMIRO MENNUCCI
Discorre sobre a utilização das células-tronco no tratamento de várias doenças. Destaca a importância da doação de cordão umbilical pelas mães dos recém-nascidos.
6 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência.
7 -  JOSÉ BITTENCOURT
Comenta a invasão da Câmara dos Deputados pelo MLST, ontem em Brasília. Elogia a atitude do Presidente Aldo Rebelo frente aos fatos.
8 -  FAUSTO FIGUEIRA
Repudia os atos de violência contra a Câmara Federal. Comenta as manchetes dos jornais de hoje sobre depoimento do Secretário de Segurança Pública, ontem, nesta Casa.
9 -  RAFAEL SILVA
Fala sobre a violência no país e a falta de perspectivas para os jovens das classes menos favorecidas.
10 -  VINICIUS CAMARINHA
Cita guerra política que ocorre em Marília, que considera ser causa do assassinato de seu irmão. Informa que hoje esteve em audiência com o Governador Lembo, quando pediu atendimento a demandas da região de Marília.
11 -  ENIO TATTO
Expressa o repúdio da bancada do PT aos atos de vandalismo que ocorreram ontem na Câmara dos Deputados, e informa que o líder dos manifestantes, Bruno Maranhão, deverá ser expulso do partido. Lamenta a forma truculenta e desrespeitosa com que o Secretário de Segurança do Estado se portou ontem em audiência nesta Casa.
12 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
De comum acordo entre as Lideranças, pede a suspensão da sessão até as 16h30min.
13 -  Presidente NIVALDO SANTANA
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h32min.
14 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h35min.
15 -  ORLANDO MORANDO
Saúda o presidente da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo André Barbosa Difrissio e a Vereadora e Delegada Terezinha, de Campinas, em visita ao Plenário.
16 -  Presidente SEBASTIÃO ARCANJO
Saúda os visitantes.
17 -  HAMILTON PEREIRA
Pelo art. 82, informa que fez entendimento com o Secretário do Meio Ambiente e fará Substitutivo ao PL 613/03, de sua autoria, de forma a preservar ocupações humanas históricas que existem na Estação Ecológica Juréia-Itatins.
18 -  ORLANDO MORANDO
Pelo art. 82, repudia atos de vandalismo ocorridos ontem na Câmara Federal por parte de membros do MLST, ligados ao PT.
19 -  FAUSTO FIGUEIRA
Para reclamação, anuncia que o PT também repudia os fatos de ontem em Brasília. Lamenta que o Deputado Orlando Morando não aponte o desrespeito feito a esta Casa também no dia de ontem pelo Secretário de Segurança Pública.
20 -  ORLANDO MORANDO
Para reclamação, lembra que o Secretário de Segurança Pública não se furtou a comparecer a esta Casa para depor, o que membros do governo federal evitam fazer em Brasília.
21 -  ANTONIO MENTOR
Para reclamação, refuta a ilação feita pelo Deputado Orlando Morando e destaca a falta de compostura do Secretário de Segurança Pública.
22 -  ANTONIO MENTOR
Para questão de ordem, indaga sobre o uso regimental da palavra para reclamação.
23 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Responde ao Deputado Antonio Mentor.
24 -  ORLANDO MORANDO
Para reclamação, rebate as colocações do Deputado Antonio Mentor e ataca a política de Segurança Pública do governo federal.
25 -  SEBASTIÃO ALMEIDA
Para reclamação, contradiz a fala do Deputado Orlando Morando. Pede a demissão do Secretário de Segurança Pública.
26 -  ANTONIO MENTOR
Para reclamação, questiona a presença de apenas um Deputado do PSDB em Plenário. Volta a acusar o Secretário de Segurança Pública de desrespeito a esta Casa.
27 -  ORLANDO MORANDO
Para reclamação, responde as críticas feitas pelo Deputado Antonio Mentor ao Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Cita matéria de "O Estado de S.Paulo" que aponta ligação entrer perueiros e o PCC.
28 -  HAMILTON PEREIRA
Para reclamação, retoma as críticas quanto a postura do Secretário Saulo de Castro Abreu durante seu depoimento à Comissão de Segurança Pública desta Casa.
29 -  ENIO TATTO
Para reclamação, rebate as colocações do Deputado Orlando Morando quanto a matéria do jornal "O Estado de S.Paulo" de hoje, sobre o envolvimento de perueiros com o crime organizado.
30 -  ORLANDO MORANDO
Para reclamação, reafirma as declarações sobre a ligação de perueiros com o crime organizado.
31 -  ÍTALO CARDOSO
Para reclamação, defende o ex-Secretário Jilmar Tatto e a ex-Prefeita Marta Suplicy na questão do transporte público na cidade de São Paulo.
32 -  RICARDO TRIPOLI
Para reclamação, relata a reunião com o Secretário de Segurança Pública ocorrida na Comissão de Segurança Pública nesta Casa.
33 -  ANTONIO MENTOR
Para reclamação, fala sobre o mau comportamento do Secretário de Segurança Pública durante a reunião da referida Comissão, realizada ontem.
34 -  RAFAEL SILVA
Pelo art. 82, discorre sobre a situação das escolas públicas na periferia das cidades, e afirma que os professores são os mais afetados pela situação.

ORDEM DO DIA
35 -  Presidente SEBASTIÃO ARCANJO
Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento nº 2498/06, de autoria do Deputado Campos Machado.
36 -  ORLANDO MORANDO
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.
37 -  Presidente SEBASTIÃO ARCANJO
Acolhe o pedido. Convoca sessão solene para o dia 23/06, às 20 horas, a pedido do Deputado Marcelo Bueno, com a finalidade de homenagear as Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. Convoca sessão extraordinária, hoje, com início 60 minutos após o término desta. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra-os da sessão extraordinária, hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp