16/10/2006 - 37a Solene

COMEMORAR O "DIA DO PROFESSOR"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/10/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO FELÍCIO
1 -  ROBERTO FELÍCIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Professor". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Lê mensagem da Deputada Maria Lúcia Prandi.
2 -  CARLOS RAMIRO DE CASTRO
Presidente da Apeoesp - Sindicato Estadual dos Professores, fala da falta de reconhecimento por parte do governo para a classe. Pede melhorias nas condições de trabalho e salarial. Diz que a educação é responsabilidade de toda a sociedade.
3 -  ZILDA HALBEN GUERRA
Presidente da Apampesp - Associação dos Professores Aposentados do Magistério do Estado de São Paulo, critica a exclusão dos professores aposentados da concessão de benefícios. Pede aos professores da ativa que lutem por salários mais dignos para a categoria como um todo.
4 -  SEVERIANO GARCIA NETO
Presidente da Apase - Sindicato Paulista dos Supervisores de Ensino, discorre sobre o orgulho de ser professor. Conclama a categoria para a luta por melhorias na classe.
5 -  ROSALINA CHINONE
Supervisora de Ensino da Udemo - União dos Diretores do Magistério Oficial, relata a falta de novas lideranças para o professorado paulista.
6 -  GLADYS MARQUES DE FARIAS
Coordenadora de Educação da Sindsep - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de São Paulo, como representante das creches municipais, tece comentários sobre a necessidade de transformação da carreira profissional. Discorre sobre o descaso dos governantes por todas as esferas da educação.
7 -  SALETE BALSEAN CAMBA
Diretora de Relações Internacionais do Instituto Paulo Freire, narra sua vida profissional. Diz da insatisfação envolve os professores.
8 -  ROSIVER PAVAN
Presidente da Fundacentro, relata as funções da instituição a qual preside. Tece considerações sobre as doenças profissionais que afetam os professores. Relata pontos da pesquisa nacional sobre a educação básica, com destaque para o trabalho pedagógico. Fala da necessidade permanente de negociação entre a categoria e o governo.
9 -  ARIOVALDO DE CAMARGO
Secretário de Finanças da CUT Estadual, critica a aprovação automática. Fala da dificuldade em negociar com o Executivo estadual.
10 -  ROBERTO FRANKLIN LEÃO
Secretário-Geral da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, fala sobre as responsabilidades dos professores. Afirma que a atividade do magistério é muito estressante. Critica a falta de políticas públicas estaduais eficientes para a educação.
11 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Discorre sobre as perdas e ganhos da categoria. Fala da importância dos projetos apresentados nesta Casa que visam uma melhoria na educação. Destaca a educação como principal instrumento para desenvolvimento de um país.
12 -  IVALDINA FERREIRA VELOSO FELIX
Coordenadora de Núcleo da Educafro da Zona Leste, diz ser fundamental a revisão salarial dos professores. Faz defesa à política de cotas.
13 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Presta homenagem às personalidades presentes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp