17/11/2006 - 42a Solene

HOMENAGEM À "GUARDA MUNICIPAL DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/12/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : AFONSO LOBATO
1 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a "Guarda Municipal de São Paulo". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  CARLOS ALEXANDRE BRAGA
Presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, lembra que a primeira iniciativa para homenagear as Guardas Municipais em Sessão Solene nesta Casa foi do Coronel Ubiratan Guimarães. Fala que o reconhecimento das guardas municipais é fruto do bom trabalho que todos desempenham nas ruas.
3 -  RUBENS CASADO
Comandante da Guarda Civil Metropolitana, tece considerações sobre o trabalho do guarda metropolitano e da necessidade de uma legislação específica para a categoria.
4 -  MARCELO ORTIZ
Deputado Federal, fala sobre a inconstitucionalidade da norma, que permite apenas determinadas cidades, com o mínimo de 50 mil habitantes, poder manter a sua guarda metropolitana portando armas.
5 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, discorre sobre a importância das Guardas Civis no contexto da Segurança Pública e relata as atividades da Guarda Municipal de São Paulo quando sob seu comando.
6 -  CHICO SARDELLI
Deputado Estadual, relata seu trabalho como Deputado federal em prol das guardas municipais e como recém eleito Deputado a esta Casa, continuará a sua defesa à categoria.
7 -  Presidente AFONSO LOBATO
Solicita um minuto de silêncio em memória dos agentes que perderam a vida no cumprimento do dever e em memória do Deputado Coronel Ubiratan Guimarães. Chama os Guardas Municipais que receberam de seus padrinhos e madrinhas a "Láurea de Mérito Pessoal", da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. Faz entrega de certificados aos componentes da mesa e ao Sr. Diogo Guimarães, filho do Deputado Ubiratan Guimarães; e faz homenagem à sua memória. Narra a história das Guardas Municipais no Brasil e fala sobre o seu profissionalismo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp