09/03/2000 - 24ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/04/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / ROSMARY CORRÊA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Cumprimenta as mulheres pela passagem, ontem, de seu dia.
2 -  VANDERLEI SIRAQUE
Na passagem do Dia Internacional da Mulher, lembra que, apesar dos avanços das últimas décadas, ainda há muito o que lutar pela igualdade e respeito às mulheres.
3 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
4 -  MARIA LUCIA PRANDI
Faz reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher. Considera a violência doméstica contra mulheres e crianças um grande problema a ser vencido.
5 -  NIVALDO SANTANA
Em nome do PC do B, celebra o Dia Internacional da Mulher. Cumprimenta as escolas de samba Vai-Vai e X-9 Paulistana, vencedoras do Carnaval 2000 de São Paulo.
6 -  ALBERTO CALVO
Volta a abordar a difícil situação da Polícia frente ao aumento da criminalidade.
7 -  VITOR SAPIENZA
Aponta as distorções praticadas contra a aposentadoria dos funcionários públicos, uma vez que estes têm regime diferente dos trabalhadores privados.
8 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e analisa seu papel na sociedade. Comunica ter participado com o Governador Mário Covas da retomada das obras do Hospital Público da Vila Prudente. Relata que o Governador está concluindo as obras na área da saúde. Cumprimenta o Governador, o Vice-Governador e o Secretário da Saúde pela atuação na área.
9 -  EDIR SALES
Agradece ao Governador Covas a inauguração hoje, em sua região, de hospital. Agradece também a toda comunidade pela sua luta pela conclusão desta obra.
10 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, solicita alteração na lista de oradores para agilização dos trabalhos às segundas e sextas-feiras na Casa.
11 -   Presidente NEWTON BRANDÃO
Recebe a manifestação.
12 -  HENRIQUE PACHECO
Registra o debate ocorrido, hoje pela manhã, na Câmara Municipal, sobre a Municipalização da Febem. Diante das recusas dos Municípios em acolher estabelecimentos penitenciários para menores infratores, fala da necessidade do envolvimento de toda a sociedade na solução do problema da Febem.
13 -  WADIH HELÚ
Preocupa-se com a atuação do Governador Mário Covas perante rebeliões na Febem. Registra seu repúdio em relação à demolição de unidade da Febem.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  JOÃO CARAMEZ
Elogia o Governador Covas por ter retomado as obras de construção de hospitais. Discorre sobre irregularidades cometidas pelo Prefeito de Carapicuiba na área da Saúde.
15 -  HENRIQUE PACHECO
Dá continuidade ao tema anteriormente tratado, defendendo o envolvimento de toda a sociedade na busca de soluções para a Febem.
16 -  JOÃO CARAMEZ
Comenta a fala do orador anterior e faz sugestões ao Prefeito de São Paulo. Analisa a transferência de responsabilidade do Município para o Estado. Aponta a falta de participação da Prefeitura nas obras do Rodoanel. Comenta PEC para extinguir o Tribunal de Contas do Município.
17 -  PAULO TEIXEIRA
Homenageia as mulheres pela passagem de seu dia, afirmando a necessidade de ampliar seu espaço na sociedade brasileira. Preocupa-se com a situação na favela de Heliópolis, na Capital, que está sofrendo com guerra de quadrilhas de traficantes de drogas. Defende a implantação de programas urbanísticos e sociais na região.
18 -  ALBERTO CALVO
Pelo art. 82, pelo PSB, homenageia as mulheres em geral, e em particular a brasileira e a paulista, ao ensejo do Dia Internacional da Mulher, ocorrido ontem.
19 -  HAMILTON PEREIRA
Pelo art. 82, soma-se às homenagens prestadas pelo Dia Internacional da Mulher. Registra que vários gabinetes da Casa foram abertos e que computadores e alguns objetos foram furtados. Lamenta a falta de segurança da Casa.
20 -   Presidente NEWTON BRANDÃO
Registra a manifestação e anuncia que levará à Presidência efetiva.
21 -  DORIVAL BRAGA
Pelo art. 82, preocupa-se com a falta de segurança na Casa, citando providências pessoais que irá tomar. Externa as felicitações de sua bancada às mulheres brasileiras na passagem de seu dia.
22 -  LUIS GONDIM
Pelo art. 82, une-se aos demais partidos na homenagem à mulher brasileira, no Dia Internacional da Mulher. Apela ao Ministro da Saúde e ao Secretário de Saúde do Estado para que as mulheres, principalmente as mais pobres, encontrem nos postos de saúde a assistência necessária, não só para realização dos exames de saúde, mas para orientação de planejamento familiar.
23 -  EDIR SALES
Pelo art. 82, cumprimenta todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e exalta a importância do seu papel na sociedade.
24 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, soma-se às felicitações às mulheres, elogiando seu papel social. Indigna-se com o problema de segurança ocorrido neste fim de semana na Casa.
25 -  JOÃO CARAMEZ
Pelo art. 82, soma-se às homenagens à mulher brasileira no Dia Internacional da Mulher. Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
26 -   Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10/03, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp