27/08/2007 - 23a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BANCÁRIO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/09/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : CIDO SÉRIO
1 -  CIDO SÉRIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Bancário. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo Caminho do Som, da comunidade de Heliópolis. Tece considerações sobre a história do bancário no Brasil, desde 1932.
2 -  MARCOS MARTINS
Deputado Estadual, saúda os presentes. Relata a trajetória do Sindicato dos Bancários na luta por liberdades democráticas.
3 -  VANDERLEI SIRAQUE
Deputado Estadual, saúda os presentes. Fala do trabalho que tem feito no sentido da aplicação de algumas leis aprovadas em favor da categoria bancária.
4 -  CHICO MACENA
Vereador da cidade de São Paulo, cumprimenta os presentes. Aborda a questão do engajamento da categoria bancária no processo de democratização do País. Cita o Projeto Travessia, que foi iniciativa dessa categoria.
5 -  PAULO SANTOS MENDONÇA
Presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e diretor da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo (APCEF/SP), homenageia a categoria bancária pelos resultados apresentados no sistema financeiro, lamentando o não-reconhecimento por parte dos banqueiros.
6 -  PAULO ROBERTO SALVADOR
Presidente da Afubesp, Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, saúda os presentes. Fala da fundação do Banco do Brasil, após a vinda da família real para o País. Cita as lutas nas quais se envolveu, como a questão do anti-racismo, a difusão e o combate à LER, entre outras.
7 -  VAGNER FREITAS DE MORAES
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf, discorre sobre os problemas do trabalhador bancário. Defende o Governo Lula, considerando a sua eleição a redenção da classe trabalhadora brasileira. Clama pela reforma do sistema financeiro.
8 -  SEBASTIÃO GERALDO CARDOZO
Presidente da Fetec CUT/SP, cita o processo de fusão e privatização que sofreu o País em 2002. Afirma que continuará lutando pela categoria bancária e por melhores condições de vida para os trabalhadores.
9 -  MARIA DA GLÓRIA ABDO
Presidente da Associação dos Bancários Aposentados, fala da luta que tem travado em defesa da categoria bancária. Critica o Governo Lula por não fazer a reposição salarial dos aposentados.
10 -  LUIS CLÁUDIO MARCOLINO
Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, homenageia a categoria bancária, citando o papel do bancário na construção de uma sociedade justa.
11 -  Presidente CIDO SÉRIO
Fala de seu orgulho de pertencer à categoria bancária. Tece comentários acerca da campanha salarial em andamento. Comenta a situação dos funcionários do ABN/Real na luta pela garantia de emprego. Lê Manifesto em Defesa do Emprego. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp