15/10/2007 - 34a Solene

"HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/10/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO FELÍCIO
1 -  ROBERTO FELÍCIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Professor". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
Representante da Adunesp, preocupa-se com o trabalho do professor universitário no Estado, uma vez que a dotação orçamentária para as universidades não foi ampliada. Afirma a necessidade de criação de mais universidades públicas por região.
3 -  CLEITON GOMES DA SILVA
Representante do SINPEEM, saúda os presentes. Defende não apenas melhores condições salariais para o professor, mas também os seus direitos conquistados. Cobra dos governos municipal, estadual e federal salário digno para o professor.
4 -  GLADYS MARQUES DE FARIAS
Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo - SINDSEP, saúda os presentes. Comenta a luta do sindicato pela valorização dos trabalhadores da Educação Infantil. Cita portaria que retira o direito ao atendimento em período integral de crianças de 3 a 6 anos.
5 -  EDGAR NÓBREGA
Vereador de São Caetano do Sul pelo PT, relembra nomes de professores que fizeram a história do Brasil. Comenta a afirmação do Presidente da República do pouco investimento em Educação no Brasil. Conclama os professores a pensarem em um projeto de Educação para o presente.
6 -  NEUSA SANTANA ALVES
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Sousa - Sinteps -, sente-se honrada por participar desta sessão solene. Fala da luta pela remuneração do trabalhador do ensino técnico e tecnológico.
7 -  SEVERIANO GARCIA NETO
Presidente do Sindicato dos Supervisores do Ensino do Magistério do Estado de São Paulo - Apase -, cumprimenta os presentes. Afirma que o Dia do Professor deve ser uma data de comemoração, mas também de luta pelos interesses da Educação.
8 -  ARIOVALDO DE CAMARGO
Dirigente da Central Única dos Trabalhadores e Dirigente da Apeoesp, saúda os presentes, agradece a iniciativa do Deputado Roberto Felício. Comenta manifestação de insatisfação de funcionários da Educação com a política educacional do Estado. Cobra desta Casa a previsão, no Orçamento para o próximo ano, de melhores condições de trabalho e salário adequado.
9 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Agradece aos presentes e àqueles que fizeram uso da palavra. Comenta que o professor é o profissional que tem maior reconhecimento por parte da sociedade. Informa que será dado conhecimento ao público da comemoração do Dia do Professor nesta Casa. Homenageia os profissionais que atuam na área da Educação. Cita projetos de lei de interesse da Educação votados nesta Casa.
10 -  YARA PENHA SANT'ANNA
Professora do Ensino Fundamental I, solicita ao Deputado Roberto Felício que faça um projeto de lei retirando do Estatuto do Funcionário Público a proibição do professor se manifestar em público.
11 -  JUAREZ LEOBINO DIAS
Professor, parabeniza o Deputado Roberto Felício pela iniciativa da sessão solene. Pede que seja feito um minuto de silêncio pelo falecimento de Zenaide Steca, professora militante por mais de vinte anos. Solicita empenho na valorização do profissional da Educação.
12 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Faz um minuto de silêncio pelo falecimento de Zenaide Steca. Parabeniza as entidades presentes por serem porta-vozes desta categoria profissional. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp