10/12/2007 - 48a Solene

ENTREGA DO "PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/12/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI SIRAQUE
1 -  VANDERLEI SIRAQUE
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de fazer a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Anuncia as autoridades presentes. Relembra o assassinato do operário Santo Dias. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  VICENTE CÂNDIDO
Deputado estadual, elogia a Alesp pela iniciativa de, por 11 anos, entregar o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Parabeniza a Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto por ter sido a entidade selecionada para receber o prêmio Santo Dias em 2007.
3 -  Presidente VANDERLEI SIRAQUE
Deputado estadual, lê histórico da Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto.
4 -  JOSÉ AUGUSTO
Deputado estadual, cita o Conselho de Cultura da Paz, pertencente à Alesp e que acaba de fazer parceria com a Unesco.
5 -  CIDO SÉRIO
Deputado estadual, fala da necessidade de preservarmos os direitos humanos, em prol de um futuro melhor.
6 -  RAFAEL SILVA
Deputado estadual, saúda autoridades presentes. Comenta o preconceito que existe contra os deficientes visuais. Relata sua experiência com a cegueira, há 21 anos. Discorre sobre a dificuldade de uma criança deficiente visual em se desenvolver, no Brasil, pela falta de recurso que o País oferece. Cita o objetivo da Adervip de dar oportunidade ao deficiente visual. Fala da doação de um prédio para a Adervip, em Ribeirão Preto, pelo Governo do Estado.
7 -  Presidente VANDERLEI SIRAQUE
Lê o nome das entidades indicadas ao XI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Convida o Deputado Rafael Silva para fazer a entrega da premiação à Adervip.
8 -  MARLENE TAVEIRA CINTRA
Presidente da Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, fala da emoção em receber o prêmio Santo Dias. Fala do papel da Adervip de inserir o deficiente visual na Educação, no mercado de trabalho e na vida social como um todo. Em nome dos membros da Adervip, agradece o prêmio recebido e a confiança neles depositada pela Comissão de Direitos Humanos.
9 -  Presidente VANDERLEI SIRAQUE
Anuncia apresentação musical da deficiente visual Juliana Necchi Casadio.
10 -  MARIDITE CRISTÓVÃO OLIVEIRA
Conselheira do Conpaz e representante do Instituto Fernando Braudel, cita Declaração de Luarca, pela qual se solicitou às Nações Unidas que se inicie os trabalhos voltados à codificação oficial do direito humano à paz. Afirma que para que efetivamente tenhamos a paz, esta deve estar baseada na Justiça.
11 -  CLÁUDIA COAN
Representante da Unesco, parabeniza a Adervip, por ter recebido o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Afirma que as defesas da paz devem ser construídas na mente dos homens e que, embora a globalização represente oportunidades para a aproximação entre diferentes culturas e troca de experiências entre diferentes países, ela também apresenta riscos e consequentemente se pode ver a perda de coesão, e no limite, a erupção de guerras e conflitos. Cita que as pessoas devem estar conscientes de seus direitos fundamentais e de suas responsabilidades, para se construir identidades na adversidade e viver em paz. Cita a educação como uma das prioridades da Unesco.
12 -  Presidente VANDERLEI SIRAQUE
Anuncia a apresentação de vídeo sobre a declaração universal dos direitos humanos, bem como apresentação da Orquestra de Jovens da Associação Monte Azul.
13 -  WESLEY CAMPOS ROCHA
Membro do Projeto-Piloto Amazonas - Coração do Mundo, descreve a formação do grupo, enfatizando que dele fazem parte voluntários de vários países.
14 -  Presidente VANDERLEI SIRAQUE
Deputado estadual, comenta a trajetória dos direitos humanos. Reforça a necessidade de defender os princípios da dignidade da pessoa humana e o direito à vida, assim como lutar contra a discriminação. Compara o papel da polícia na época da ditadura e hoje, conforme prevê a Constituição, na defesa da sociedade e dos direitos fundamentais da pessoa humana. Comenta que na diversidade do dia-a-dia vamos construir um mundo melhor. Parabeniza a Adervip, por ter sido agraciada com o prêmio Santo Dias. Encerra a sessão.
alesp