18/04/2008 - 13a Solene

COMEMORAÇÃO DO "CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/05/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES / PAULO ALEXANDRE BARBOSA
1 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento dos Deputados Olímpio Gomes e Paulo Alexandre Barbosa, para comemorar o Centenário da Arquidiocese de São Paulo. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  REINALDO ALGUZ
Deputado estadual, louva o trabalho da Arquidiocese de São Paulo ao longo desses cem anos. Enaltece a evangelização de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo. Recorda citação bíblica. Faz referências a sua família. Destaca pontos de encíclicas papais. Justifica sua adesão à política.
3 -  ANTONIO CARLOS MUNHOZ SOARES
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, dá conhecimento da Páscoa da Família Forense. Lembra a viagem que o Papa Bento XVI faz aos Estados Unidos. Enaltece a luta dos vários cardeais de São Paulo. Recorda os valores de autoridade, austeridade e legitimidade.
4 -  CÉLIA LEÃO
Deputada estadual, ressalta a honra desta Casa em receber Dom Odilo Scherer. Lembra os princípios de valorização e defesa da vida. Elogia o trabalho Polícia Militar, também nessa direção. Elogia a iniciativa dos proponentes da sessão.
5 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Presta homenagem à Arquidiocese de São Paulo, com entrega de placa a D. Odilo Scherer.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
7 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Deputado estadual, faz histórico sobre os cardeais de São Paulo. Informa que a instituição administra 14 pastorais, num universo de seis milhões de fiéis.
8 -  DOM ODILO PEDRO SCHERER
Cardeal Arcebispo de São Paulo, recorda a presença da Igreja desde a fundação da cidade de São Paulo. Informa que a Arquidiocese da Capital foi criada em 1745, e que, após a proclamação da República, foi separada do Estado. Cita as atividades da instituição. Faz citação cristã.
9 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Assume a Presidência.
10 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, reproduz a citação regimental da abertura dos trabalhos deste Legislativo: "Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos". Louva a memória de três representantes do clero, que passaram por esta Casa. Revela a sua tristeza pela morte do policial Silva Brito.
11 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp