26/05/2008 - 69ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/06/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO BARBOSA / OLÍMPIO GOMES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  RUI FALCÃO
Lê e comenta matéria do jornal "New York Times" sobre a situação econômica do Brasil e dos países da América do Sul. Tece considerações sobre textos da imprensa quanto à possibilidade da compra do banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Rebate argumentos dos grandes bancos brasileiros, que propõem leilão, fato que, a seu ver, caracterizaria privatização.
3 -  EDSON FERRARINI
Cita matéria do jornal "Folha de S.Paulo", e rebate decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Informa que em nenhum país a droga foi liberada. Apresenta argumentos de Borges D'Urso, presidente da OAB, sobre o caso, que este parlamentar considera de saúde pública.
4 -  JOÃO BARBOSA
Assume a Presidência.
5 -  OLÍMPIO GOMES
Recorda caso que gerou a criação de requerimento de CPI sobre a máfia dos caça-níqueis, até o momento não deliberado por esta Casa. Lembra o assassinato do coronel Hermínio, que denunciava a prática.
6 -  SIMÃO PEDRO
Fala do noticiário sobre a eventual compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Presta homenagem à memória da petista Maria da Penha Nascimento, que foi militante de movimentos negros e femininos, e integrante da Escola de Samba Leandro de Itaquera.
7 -  CIDO SÉRIO
Comunica que o presidente Lula deverá inaugurar o maior complexo de saúde do ABC. Relata evento, com a participação do presidente Lula, para lançamento de obras do PAC de infra-estrutura, saneamento básico e saúde, na comunidade Heliópolis. Elogia entidades locais. Lê e comenta texto sobre o assunto.
8 -  JOSÉ BITTENCOURT
Discorre sobre moção, de vereador da Câmara Municipal de Morro Agudo, que trata da reclassificação da delegacia de polícia local. Recorda que o tema foi abordado por este parlamentar desde a gestão Cláudio Lembo. Lê e comenta documento sobre o assunto.
9 -  ADRIANO DIOGO
Presta tributo pela morte de Maria da Penha, uma das fundadoras da Escola de Samba Leandro de Itaquera. Faz histórico sobre a militante petista. Cita música de Geraldo Filme.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Reclama da falta de investimentos na educação. Combate as autoridades do PSDB. Fala da avaliação do Idesp. Repudia a contratação de funcionários pelas APMs.
11 -  OLÍMPIO GOMES
Informa que 11 agentes do sistema prisional estão marcados para morrer. Apresenta matéria do "Jornal da Tarde", que informa que esses servidores estão dormindo em alojamentos. Cita reivindicações da categoria, entre elas a transferência. Faz apelo à Secretaria da Segurança Pública sobre o problema.
12 -  ADRIANO DIOGO
Pelo art. 82, comenta a mobilização dos funcionários da Nossa Caixa sobre o futuro do banco. Fala sobre projeto aprovado nesta Casa, que disponibilizava os ativos e os depósitos judiciais como forma de preparar a venda da Nossa Caixa. Refere-se à matéria do jornal "Folha de S.Paulo", de que parque da Zona Leste, localizado no Tatuapé, passará a ser parque municipal.
13 -  JOSÉ BITTENCOURT
Pelo art. 82, presta homenagem ao Senador Jefferson Peres, falecido na semana anterior.
14 -  JOSÉ BITTENCOURT
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.
15 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 27/05, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra-os da sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de homenagear os Guardas Noturnos de São Paulo. Levanta a sessão.
alesp