18/08/2008 - 37a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DO MAÇOM"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/08/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI / VAZ DE LIMA
1 -  Presidente VAZ DE LIMA
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene, por solicitação do Deputado Aldo Demarchi, com a finalidade de homenagear "O Dia do Maçom". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Cumprimenta, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Senhor Deputado Aldo Demarchi e todos os maçons e lhes deseja felicidades no prosseguimento da missão a que se entregaram de corpo e alma.
2 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência. Convida a todos para ouvir, de pé, o Hino da Maçonaria, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e ressalta que constitui obrigação desta Casa abrir as portas do Legislativo para saudar a maçonaria, que, na história da humanidade e na história do Brasil, sempre teve papel preponderante. Lembra o compromisso da maçonaria de combate à corrupção e afirma que o cidadão não compactua com a má gestão dos recursos públicos. Pede o apoio à causa em defesa da Polícia Militar de São Paulo.
4 -  JOSÉ MARIA DIAS NETO
Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, agradece o convite do Deputado Aldo Demarchi para comemorar de forma festiva o "Dia do Maçom", acompanhado por um grande número de irmãos do Grande Oriente Paulista. Afirma que nada é superior ao ser humano do que sua consciência livre e que a sociedade precisa ter discernimento para não escolher errado. Lembra que ser maçom é educar para o bem.
5 -  FRANCISCO GOMES DA SILVA
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que só ao homem é dado o direito de sonhar e que nada é grande no homem, a não ser a sua mente e a sua alma. Ressalta que a liberdade não é um poder particular e privado e que devemos lutar por dias melhores, em que o povo saiba que possui a sua liberdade. Afirma que "a humildade e o amor têm conseguido nos fortalecer".
6 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, anuncia que foi inaugurada a televisão maçônica do Grande Oriente de São Paulo. Lembra que, no passado, trouxeram para esta Casa de Leis o sonho de uma sociedade livre e de bons costumes e que foi lançada a Carta da Maçonaria Paulista contra a corrupção. Diz que foram colocados nessa Carta alguns princípios, que deram origem ao projeto de associação política dentro do Grande Oriente de São Paulo, com a finalidade de preparar a Maçonaria Paulista para as próximas eleições. Oferece o livro "Corrupção Política - luta social pelo resgate da dignidade no poder", ao Senhor Deputado Aldo Demarchi.
7 -  ZANCOPÉ SIMÕES
Jornalista e radialista, Mestre Maçom da Loja Perseverança, Equilíbrio e Harmonia, 621, faz a leitura da Carta da Maçonaria Paulista pela ética na política e contra a corrupção, subscrita pelos Senhores Francisco Gomes da Silva e Benedito Marques Ballouk Filho.
8 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Lembra que a comemoração do "Dia do Maçom" foi instituída pela lei nº 3889, em 26 de outubro de 1983. Manifesta a sua satisfação em contar com um número tão representativo de irmãos. Discorre sobre o momento atual do Brasil, que enfrenta problemas de ordem econômica e social, com uma estrutura administrativa que não funciona adequadamente. Convida os maçons a uma profunda reflexão sobre a sua missão como construtores sociais e sobre as ações a serem implementadas para combater a corrupção, que desvia recursos da sociedade. Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando a todos para o lançamento do livro "Corrupção Política - luta social pelo resgate da dignidade no poder", do Senhor Benedito Marques Ballouk Filho, e para o coquetel no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp