29/08/2008 - 39a Solene

COMEMORAÇÃO DO "CENTENÁRIO DO ENSINO PROFISSIONAL PÚBLICO PAULISTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/09/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : BRUNO COVAS
1 -  BRUNO COVAS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Bruno Covas, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Centenário do Ensino Profissional Público Paulista". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  WALDEMAR TAVARES JÚNIOR
Professor, membro responsável pela "Comissão do Centenário", informa que a criação da primeira escola técnica brasileira foi desejo póstumo de João Octávio dos Santos, de quem lê biografia. Destaca educadores e estudantes da instituição. Faz relato sobre as transformações da escola ao longo do tempo.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado estadual, saúda a iniciativa do Deputado Bruno Covas. Elogia a atuação do parlamentar, como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e como autor de emenda a projeto que trata das carreiras da PM.
4 -  PEDRO DE OLIVEIRA BARROS
Professor e diretor da Etec Dona Escolástica Rosa, enaltece o seu orgulho pela homenagem prestada. Fala de sua ligação com a escola, que tem 120 professores. Dá conhecimento de sua estrutura. Informa que, entre os dez cursos oferecidos, os mais procurados são o de Administração e Segurança no Trabalho.
5 -  Presidente BRUNO COVAS
Procede à homenagem ao Professor Pedro de Oliveira Barros, diretor da Etec Dona Escolástica Rosa, bem como à Senhora Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza.
6 -  LAURA LAGANÁ
Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, representando o vice-Governador do Estado, Alberto Goldman, sugere ao Deputado Bruno Covas que preste homenagem à memória do Deputado santista Rubens Lara. Agradece a este Legislativo pela aprovação de projeto que trata da reestruturação das escolas técnicas. Informa que deve ser construída a terceira unidade da escola, com cursos sobre a atividade portuária e de exploração do petróleo. Lembra que cerca de 3.500 estudantes disputam as 440 vagas anuais, e que 81% estão empregados.
7 -  Presidente BRUNO COVAS
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a efeméride. Ressalta a importância do aprendizado de ofícios. Recorda a vanguarda de Santos na criação das escolas técnicas, que hoje somam 141 unidades no estado, além das 39 faculdades de tecnologia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp