06/10/2008 - 139ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/10/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS GIANNAZI / OLÍMPIO GOMES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Faz reflexão sobre as eleições para prefeito e vereador, ocorridas ontem. Combate a influência do poder econômico no processo, bem como a utilização da máquina partidária e administrativa. Argumenta que falta muito para que o Brasil alcance uma democracia plena.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Felicita os Deputados eleitos no primeiro turno, bem como os que disputarão o segundo pleito. Comunica que não há prestação de contas sobre os gastos com os voluntários que trabalham nas campanhas. Combate a sujeira, provocada pelos "santinhos" dos candidatos, inclusive do PV, jogados nos entornos dos locais de votação. Fala do interesse de outros países quanto à utilização das urnas eletrônicas. Pondera que houve pouca renovação nos quadros partidários.
5 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Apela ao governador José Serra para que atenda às reivindicações dos policiais civis, entre elas 15% de reajuste salarial. Solicita investimentos na área da Segurança Pública. Cita problemas enfrentados pelos policiais militares, bem como pelos funcionários do DER e da Secretaria da Agricultura. Propõe a instalação de CPI sobre a Segurança Pública.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
8 -  OLÍMPIO GOMES
Comenta a paralisação parcial dos policiais civis. Reclama da assessoria do governo. Rebate declarações de autoridade da Segurança Pública relativas a este parlamentar. Faz apelo à bancada governista quanto às necessidades do setor.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Faz a defesa dos movimentos sociais. Reitera a instalação de CPI sobre a Segurança Pública. Solicita às entidades representantes dos policiais civis que pressionem os Deputados desta Casa. Combate a chamada "máfia do Detran". Apóia os aposentados da Carteira Previdenciária do Ipesp.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Faz referências à Frente Parlamentar em Defesa dos Advogados e Cartorários do Ipesp. Cita projeto de lei e audiência pública sobre o tema. Faz apelo ao governador e aos seus pares sobre o assunto.
12 -  ADRIANO DIOGO
Considera exagerado o projeto de lei que trata da proibição do fumo, que levaria até à proibição do uso do incenso nos cultos religiosos. Informa que os lavradores expostos à queima da palha da cana estão sujeitos a contrair leucemia. Faz comentários sobre o processo eleitoral, ocorrido ontem.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
14 -  OLÍMPIO GOMES
Lamenta que o PL 133/06, de autoria do Deputado Antonio Salim Curiati, que trata dos pracinhas, ainda não tenha recebido o autógrafo da Mesa. Cita as dificuldades enfrentadas pela categoria.
15 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
16 -  ADRIANO DIOGO
Pelo Art. 82, tece considerações a respeito do segundo turno das eleições.
17 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo Art. 82, cobra do Executivo urgência no envio de projeto específico para resolver a questão do endividamento das associações de pais e mestres das escolas estaduais.
18 -  ADRIANO DIOGO
Para comunicação, parabeniza os Deputados estaduais de seu partido, alguns já eleitos no primeiro turno e outros que irão disputar o segundo turno, pelo resultado alcançado nessas eleições.
19 -  ADRIANO DIOGO
Requer o levantamento da sessão, com a anuência das lideranças.
20 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 07/10, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra-os da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Homenagear os Profissionais de Secretariado". Levanta a sessão.
alesp