10/11/2008 - 161ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/11/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO BARBOSA / VAZ DE LIMA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VAZ DE LIMA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOÃO BARBOSA
Lamenta a ocorrência policial em Guarulhos, na última sexta-feira, que resultou em morte de policial. Pede ao Governador do Estado investimentos em equipamentos para a polícia, para melhorar as condições de combate ao crime.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Considera uma tragédia o assalto à agência bancária em Guarulhos, na última sexta-feira. Lamenta a morte do policial militar Lamas, considerado por este parlamentar como herói. Afirma haver necessidade do uso de fuzil para coibir a ação dos bandidos e a defesa dos policiais.
4 -  PEDRO TOBIAS
Comunica que passou a integrar o Conselho da Faculdade de Medicina da USP. Afirma que irá representar todos os deputados junto à instituição. Comenta as funções do deputado estadual e diz que suas ações são norteadas na defesa da sociedade.
5 -  JOÃO BARBOSA
Assume a Presidência.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Afirma que ficaram algumas lições do assalto, acontecido em Guarulhos, nessa sexta-feira e, acrescenta, devem ser levadas em conta e analisadas. Relata que a Polícia não estava armada da mesma forma que os bandidos. Defende o uso dos fuzis, inclusive no apoio aéreo.
7 -  ADRIANO DIOGO
Sugere que seja prestado um minuto de silêncio, em homenagem ao policial Lamas, morto em embate com bandidos, na informação dada pelo Deputado Olímpio Gomes. Questiona as afirmações do Deputado Pedro Tobias. Diz ter conhecimento de retaliações, por parte do Executivo, a delegados de polícia envolvidos na greve da Polícia Civil.
8 -  JOSÉ BITTENCOURT
Faz um balanço sobre os resultados de seu partido, o PDT, nas últimas eleições.Constata que houve avanço da atuação política do partido. Discorre sobre o programa partidário. Coloca-se à disposição para conversar com pessoas que tenham interesse em participar desse crescimento.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Relata que, a partir de amanhã, devem ser retomadas as discussões sobre os projetos que tratam das polícias paulistas, com a realização de congresso de comissões. Pede que os policiais continuem mobilizados na defesa da categoria. Tece considerações a respeito do pronunciamento do Deputado Pedro Tobias.
10 -  ADRIANO DIOGO
Relata reunião da Comissão de Direitos Humanos, realizada na semana passada, sobre a desativação do Presídio de Iaras e a transferência dos presos. Informa que a nova geração que integra a polícia é constituída por jovens que moram na periferia ou em favelas. Defende que os policiais recebam salário adequado para que não precisem fazer os chamados "bicos".

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  ADRIANO DIOGO
Pelo Art. 82, combate a terceirização dos laboratórios dos hospitais públicos. Questiona atitudes do Governador Serra em relação aos policiais. Recorda denúncia, feita pela TV Record, de irregularidades em hospital administrado por organização social. Argumenta que malufistas estão ligados ao governo do prefeito Kassab. Repudia a transferência de policiais civis. Contesta argumentos do governador sobre o apoio do PT à greve dos policiais civis. Acrescenta que espera nota pública sobre o assunto.
12 -  OLÍMPIO GOMES
Para comunicação, tece considerações sobre declarações do governador José Serra quanto aos apoios do PT e do PSOL à causa dos policiais civis. Combate argumentos de partidarismo no movimento da categoria. Afirma que espera participação efetiva dos parlamentares sobre as necessidades dos policiais. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio em memória do soldado Ailton Lamas.
13 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Endossa a manifestação do Deputado Olímpio Gomes, quanto à homenagem ao soldado Lamas.
14 -  ADRIANO DIOGO
Para comunicação, afirma que espera explicações, por parte do Governo do Estado, sobre a transferência de delegados, pelo apoio à greve dos policiais civis.
15 -  ADRIANO DIOGO
Requer o levantamento da sessão, com o assentimento das Lideranças.
16 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Registra o pedido. Suspende os trabalhos por 30 segundos, por conveniência da Ordem, às 15h43min.
17 -  Presidente VAZ DE LIMA
Assume a Presidência e reabre a sessão às 15h44min. Defere o pedido do Deputado Adriano Diogo. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 11/11, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, às 19 horas de hoje, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Soka Gakkai". Levanta a sessão.
alesp