30/03/2009 - 7a Solene

HOMENAGEM À "FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES SÍNDROME DE DOWN - FBASD, AO CINQUENTENÁRIO DO PROFESSOR JERÔME LEJEÙNE, AO DIA UNIVERSAL DA SÍNDROME DE DOWN"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/04/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, com a finalidade de prestar uma homenagem à Federação Brasileira das Associações Síndrome de Down - FBASD, pela comemoração do cinquentenário do Professor Jerôme Lejèune e, também, pelo "Dia Universal da Síndrome de Down". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ZAN MUSTACCHI
Médico geneticista e pediatra responsável pelo ambulatório de genética do hospital Infantil Darcy Vargas, presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo; Diretor Clínico do Cepec; responsável pelos cursos de especialização em Síndrome de Down, de aconselhamento genético e de genética humana, relata a importância de se desenvolver as capacidades dos portadores de Síndrome de Down; através da união do trabalho dos familiares, dos professores e dos médicos. Diz que na década de 60, não havia participação dos portadores de Síndrome de Down, no mercado de trabalho e a expectativa de vida era entre 15 e 20 anos. Hoje, com o trabalho e apoio desenvolvidos, eles aprendem um ofício e são inseridos na sociedade.
3 -  ANDRÉA BARBI
Membro do Instituto Meta Social, explica que o Instituto Meta Social é uma Organização Não Governamental que desenvolve campanhas, apresentadas através da mídia, com o objetivo de transformar a mentalidade das pessoas, fazendo com que elas entendam as diferenças.
4 -  FERNANDA JIMENEZ
Relata sua experiência como assessora do Vereador Floriano Pesaro; diz ter grande orgulho de ter seu trabalho.
5 -  THAÍS SOUSA CAMPOS DE LEONDARIDES
Conta que estudou na Apae, onde aprendeu a ler e escrever e hoje é funcionária do Bradesco.
6 -  FLÁVIA DONATELLI
Fala sobre suas atividades diárias, diz que gosta muito de viajar de navio, que está a procura de um trabalho e que participa de desfiles de moda.
7 -  EDMILSON LUIS LOURENÇO DA SILVA
Afirma que agora que sabe ler e escrever, começa a aprender também, a andar de ônibus sozinho.
8 -  ILKA FARRATH FORNAZIERO
Relata que foi aluna da Apae, onde foi alfabetizada. Cobra maior apoio, das empresas, na contratação de funcionários portadores de Síndrome de Down.
9 -  NEY FRANCISCO BOURROUL
Registra que participa de várias atividades diárias, entre elas, teatro e pintura. Destaca que isso é importante para a sua vida.
10 -  GABRIEL FRANCISCO LIMA
Reclama do preconceito existente e diz que sonha em acabar com esse tipo de violência. Trabalha em uma loja e diz estar feliz.
11 -  CLAYTON MACHADO
Vereador da Câmara Municipal de Valinhos - Agradece a oportunidade de participar desta homenagem. Destaca a importância do trabalho realizado pelas associações, na inclusão social dos portadores de Síndrome de Down.
12 -  JOÃO BARBOSA
Deputado Estadual, elogia o trabalho realizado pela Deputada Célia Leão, como parlamentar e como mulher. Parabeniza o Doutor Zan, o Senhor Eli, o Vereador Celiton Machado e todas as crianças que participaram dessa comemoração.
13 -  ANDRÉ C. KIM
Representante do Vereador Floriano Pesaro, fala do desempenho dedicado da Fernanda Jimenez, como assessora do Vereador Floriano Pesaro. Agradece ao Senhor Claudinei, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, pelo desenvolvimento de políticas públicas de atendimento aos portadores de deficiências.
14 -  ELI NOGUEIRA DE ALMEIDA
Emociona-se ao falar de sua experiência pessoal, como pai do Luis Otávio. Destaca a importância do trabalho conjunto das famílias para promover qualidade de vida aos portadores de Síndrome de Down. Explica que o dia-a dia dessas crianças é de superação de limites e resulta em jovens inseridos no mercado de trabalho e na sociedade.
15 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Presta homenagens. Fala de sua emoção ao ouvir os testemunhos dos jovens. Destaca a importância da aplicação de tecnologias, do apoio das famílias e dos profissionais, de saúde e de educação, na promoção da qualidade de vida dos portadores de Síndrome de Down. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp