08/05/2009 - 16a Solene

"LANÇAMENTO ESTADUAL DA CAMPANHA DE REGISTRO DA QUEIMA DO ALHO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/05/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : VICENTE CÂNDIDO
1 -  VICENTE CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo, por solicitação do Deputado Vicente Cândido, com a finalidade de homenagear a Associação "Os Independentes de Barretos", com o lançamento da campanha de registro da Queima do Alho, manifestação cultural do Interior paulista, como patrimônio cultural e imaterial. Convida o público presente a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação musical da dupla Diego e Renan, de Monte Alto, São Paulo, com as músicas: Pout Pourri Tião Carreiro e A Viola e a Pescaria. Fala sobre a história da "Associação Independentes de Barretos", registrando que a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos aconteceu em 1956. Comenta que a sociedade de Barretos hoje compreende o que representa a Associação Independentes de Barretos para a economia regional e para entidades filantrópicas. Relata a construção, nos anos 80, de um espaço próprio para o evento,"o Parque do Peão" com projeto gratuito de Oscar Niemeyer.
2 -  EDEMILSON JOSÉ DO VALE
Também chamado "Sete", professor de filosofia e militante cultural, diz que a AGCIP (Associação Cultural do Interior Paulista) procura valorizar a cultura do interior do Estado de São Paulo e se uniu aos Independentes. Informa que estão concluindo um trabalho que visa fazer com que o Estado dê mais atenção ao Interior e aos Independentes. Agradece a todos os funcionários dos Independentes que ajudaram a organizar o evento e afirma que somos reflexos de nossas ações e que vai fazer o que for preciso para que a cultura tenha voz e vez no Interior Paulista.
3 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Anuncia a apresentação de curta-metragem, que mostra sucintamente o que "Os Independentes" oferecem ao público como cultura-raiz.
4 -  CECÍLIA GARÇONI
Representante do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo, anuncia que o Ministério da Cultura, pela primeira vez, vai estar presente, neste ano, à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, numa interação com esse lado da cultura paulista.
5 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Registra e agradece a presença da Rede Vida de Televisão.
6 -  LUIZ FELIPE NUNES
Jornalista da Revista Culturando, diz que hoje a Festa do Peão de Boiadeiro se tornou um grande evento. Fala do peão que sabe fazer a queima do alho, costume que considera patrimônio cultural de todos nós, da classe política e da sociedade civil.
7 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Destaca o trabalho dos Independentes na cultura da solidariedade e a participação na comunidade, auxiliando a Santa Casa de Barretos.
8 -  JERÔNIMO LUIZ MUZETTI
Presidente da Associação "Os Independentes", diz que a história da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos começou em 1956 e é um reflexo da cultura de um povo, que tinha na pecuária, a sua economia. Lembra que o evento não esqueceu as suas origens. Diz que a queima do alho deve ser reconhecida como patrimônio imaterial.
9 -  EMANUEL MARIANO CARVALHO
Prefeito de Barretos, agradece ao Deputado Vicente Cândido, a proposta de registrar a queima do alho como patrimônio imaterial. Diz que o prefeito tem uma missão difícil e pede que seja aprovado projeto de doação em definitivo do Recinto Paulo de Lima Correia, que está tramitando nesta Casa. Lembra que a cidade de Barretos ainda não foi considerada estância turística.
10 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Presta homenagem ao Sr. Jerônimo Luiz Muzetti, presidente da Associação "Os Independentes", e diz da honra de protocolar simbolicamente o projeto que designa a Associação "Os Independentes", com sede em Barretos, como entidade mantenedora da cultura. Anuncia apresentação musical da Orquestra Sertaneja "Cheiro de Mato", de Monte Azul Paulista, São Paulo; do berranteiro, Sr. Alceu Garcia, que chamou a todos para a queima do alho. Agradece a todos que colaboram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp