15/05/2009 - 20a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "CINQUENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/05/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ANA DO CARMO
1 -  ANA DO CARMO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes e comunica que esta sessão solene fora convocada pela Presidência efetiva, por solicitação da Deputada Ana do Carmo, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "50 anos de Fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  JOSÉ GENOINO
Deputado Federal, diz que se associa ao resgate de uma história vitoriosa desses 50 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Lembra que um presidente deste Sindicato está fazendo o melhor governo do Brasil. Manifesta a honra de encontrar o Sindicato em sua militância de esquerda, em 1970, e afirma que os metalúrgicos têm um orgulho de ser sujeito coletivo de um processo vitorioso, referência do movimento sindical brasileiro e da luta popular no Brasil.
3 -  VANDERLEI SIRAQUE
Deputado Estadual, cumprimenta todos os metalúrgicos presentes hoje, nesta Casa do Povo de São Paulo. Diz que os 50 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foram 50 anos de luta pela democracia no Brasil e pela cidadania. Afirma que se trata de um sindicato cidadão, que se preocupa com o desenvolvimento econômico, social e político do ABC.
4 -  Presidente ANA DO CARMO
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a história do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e sua interação com as instituições públicas e privadas.
5 -  JOSÉ LOPEZ FEIJÓ
Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e membro da Executiva da CUT nacional, agradece à Deputada Ana do Carmo pela iniciativa de homenagear essa categoria de trabalhadores sempre dispostos a lutar por seus direitos. Diz que a luta dos metalúrgicos conseguiu colocar nas ruas a expressão de um movimento de massas, de que o Brasil precisava para evoluir para um sistema democrático. Lembra que a fundação do PT foi capaz de eleger, pela primeira vez na história, um Presidente da República operário.
6 -  RUI FALCÃO
Deputado Estadual, manifesta a sua alegria de estar participando desta solenidade e informa que, durante algum tempo, fez um projeto de comunicação para o Sindicato. Lembra que temos um metalúrgico na Presidência da República, fruto da lutas desse período, mas alerta que o povo brasileiro precisa dar continuidade a esse processo de transformação.
7 -  SÉRGIO NOBRE
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, considera que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com seus 50 anos de fundação, é ainda bastante jovem, mas tem uma história muito rica, cheia de vitórias e de grande mobilização. Diz que o Sindicato se diferencia dos demais, porque criou um laço de solidariedade, que adquiriu em suas lutas.
8 -  Presidente ANA DO CARMO
Manifesta a sua alegria de poder estar promovendo esta sessão solene e diz que teve a oportunidade de participar das lutas dos trabalhadores metalúrgicos em São Bernardo do Campo e que foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores. Lembra que o sindicato era presente na vida dos trabalhadores e que a luta dos metalúrgicos foi essencial para a existência do PT. Informa que, em cada canto do Brasil, as famílias têm energia em casa, com o programa "Luz para Todos" do Governo Federal, que tem feito a diferença para a classe trabalhadora. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp